quarta-feira, março 28, 2012



(Nota: Há dias o Ábio Lapa deu o mote.E alguém me mandou esta versalhada do saudoso Quintino.Verdadeira enciclopédia .Aqui vai o guia das tascas d'IBALHO)


 AS TASCAS

Muitos eu vi em beleza
Par'ciam dançar a valsa
A beber na TI TERESA
Ou a beber na TI SALSA

Anda beber um copinho
Que eu já o deixo ficar pago
Ou em casa do PAULINHO
Ou na tasca do SANTIAGO

O beber é um grande vício
É mesmo grande fadário
Bebia-se no MAURÍCIO
E bebia-se no HILÁRIO

A beber era fatal
Era mesmo o fim do mundo
Bebiam no PASCOAL
E também no EDMUNDO

Diziam sempre que sim
Fosse do Branco ou doPreto
Bebia-se no CACHIM
E em casa do LORÊTO

Fosse sentado ou em pé
Era de toda a maneira
Era em casa da TI FÉ
Ou na loja do RIGUEIRA

Só p'ra minha paciência
Eu nem sei como vou tê-la
Bebiam na TI VICÊNCIA
E bebiam na CABÊLA

P'ra cá e p'ra lá da ponte
Fosse à tarde ou de manhã
Copos no JOÃO DA FONTE
E copos no CAMPANHÃ

Nunca os vi ir ao Carôcho
O que seria até belo
Mas entravam no ZÉ NÔCHO
E também no PARALELO

Bebiam num desatino
O Ricaço e o Pedincha
Iam beber ao QUINTINO
Ou na MARIA LABRINCHA 

P'ra eles era um idílio
Podiam fazer a escolha
Ou bebiam no VIRGÍLIO
Ou em casa do TI SÔLHA

Minha alegria se expande
Dizia um dia o Razoilo
Aqui no JOÃO DO GRANDE
E ali no CATRAPOILO

Eu quase que apanho um susto
Porque esquecia, sou franco,
Essa do TI ZÉ AUGUSTO
E a outra do ZÉ BRANCO

Sempre o vinho faz milagre
Representou bom papel
Lá na tasca do VINAGRE
Mais tarede do ISMAEL

Digo-vos num instantinho
E nisso sou bem certeiro
Que havia o ESCONDIDINHO
E a tasca do ZÉ PADEIRO

O REDONDO (O Latoeiro)
E se não lhe falha a tola
Ponho a loja do RAFEIRO
E a casa da TI CAROLA

Bebiam de que maneira
Sou eu quem aqui o diz
Era em casa do MADEIRA
Ou na Tasca do TI XIS

Lembrar a todas é um frete
Mas vou andando contente
Com a da ROSINHA TOPETE
Das LÉLÉS e do VALENTE

E encontro ao fazer o giro
A da ILDA e da MATEIRA
Loja do TI CASIMIRO
Mas continua a canseira

Também para meu contento
A da IRENE pois então
A da ROSITA DO BENTO
Da LANCHA e MANEL PATRÃO

Só se eu fosse um Calhau
Deixava em anonimato
A GRUTA e o MÁRIO LAU
E também o ZECA PATO

COVA DA ONÇA na ementa
O MATOS e JOÃO GAIO
Assim faço CINQUENTA
Mais nada senão desmaio

JUNHO DE 1994
J. QUINTINO TELES
ÍLHAVO

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...