sexta-feira, junho 24, 2022

 


Inteligência Artificial…

Já não terei muito tempo para me preocupar com a inteligência artificial. Mas antevejo questões diabólicos no desenvolvimento imparável que,certamente, o desenvolvimento daquela  vai ter. Provocando uma verdadeira revolução civilizacional, levando o homem para limites impensáveis. 

Sempre pensei na possibilidade de, o Homem, através da conexão á máquina onde pudesse  manipular  as partes cerebrais que enviassem sinais,.Corrigindo , ou excitando ,enviando  mensagens (sinais determinantes) a zonas orgânicas que, por qualquer motivo, deixaram de funcionar: por exemple no caso da Parkinson ou até corrigindo distúrbios cardíacosno . Isso sempre entrevi. Se tivesse enveredado por essa actividade ,era nisso que perderia o meu tempo ºutil. Mas ao reflectir sobre esse sonho, dei comigo a pensar o inverso: a máquina comandar o (nosso) cérebro e provocar procedimentos impensáveis, alterando comportamentos e decisões, no mau sentido.Alterando radicalmente os nossos procedimentos normais.

Isto parece-me agora evidente: se na primeira hipótese tal  avanço pode ajudar (fantasticamente), em caso inverso, pode ser trágico ao  “transformar um indivíduo normal” num “monstro” humano..

O Homem tem uma necessidade imparável de ir mais longe. De descobrir e entrar em novos patamares julgados impossíveis. Nada  pode parar. Essa ânsia. .Por isso,este possível avanço  da ciência  que, está próximo de se concretizar,pode vivar tragédia, se mal utilizado.

Penso eu de que....

Senos da Fonseca

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...