sexta-feira, novembro 02, 2007

PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA


Da leitura do ultimo «O Ilhavense», ressaltam-me duas evidências :


Uma,

que a pouca vergonha e a falta de decoro, começam a ser insuportáveis .O Director do Jornal foi corajoso. E disse :-Basta!

Corre riscos que não são de desprezar. Estes indivíduos são cobardes. E vingativos.

Aquilo com que o Director se indignou ,estendeu-se a muitos ,que, mesmo perto do palrão, se sentiram envergonhadas com o que aquele terá dito , no Museu ,em dia de Aniversário.

------------------------------------------------------------------------------------------


A outra,

é, a de que “presunção e água benta.. a uns apoquenta, a outros arrefenta


Refiro-me á frase do Director do Museu ,inserida na ultima página do jornal ,onde diz « que o Museu nunca tratou de conhecer a sua história nem se deu à tarefa delicada de investigar para a representar em discurso» sustentando crer que « qualquer dos anteriores directores subscreveria este diagnóstico »

Não sei se o subscreveriam .Penso que não… .Penso que não…

Mas o que certamente diriam, seria, mais ou menos isto:

Não deram a conhecer a história …porque andavam preocupados em fazê-la”.

Porque uma coisa é fazê-la ; e outra é, recebê-la em herança.

Quem herdou tão notável herança ,terá, é ,acima de tudo, de guardar enorme respeito por aqueles que lha puseram na mão.O que nem sempre -lamentavelmente -, tem sucedido.

A estória moderna do Museu, parece-me, poder ser ficcionada do seguinte modo:

(…) As vitualhas estavam na mesa e eram de arregalar os olhos ; o palacete, recém construído, afirmava-se digno para receber os convivas .

Faltava apenas enviar os convites ,atirar os foguetes e fazer os discursos (…).

Ora é isto que me parece que se tem vindo a fazer, com alguma qualidade mas muito aproveitamento (politico) perceptivel quando nos momentos dos discursos se trata" o Director por mero Assessor" -foi dito !- que faz parecer ,apenas estar ali para cumprir as orientações (politicas) superiores. O que me parece excessivo .E indigno.

Então lá chegará o dia em que se terá de reescrever a história .


Aladino

Sem comentários:

De dúvida em dúvida...vamos aprendendo. Se há parte da História de Portugal que nos foi mal “vendida” nos bancos da Escola, foi a da ...