sexta-feira, setembro 04, 2009


DEIXA QUE TE LEVE….

Não deixa de ser curioso: à frente das audiência televisivas, na segunda-feira, dia 31,melhor que Sócrates só a Telenovela «Deixa que te leve».
Um acirrador de Sócrates diria: mas como pode um programa onde a pretensão do entrevistado (daquele ou de outro qualquer politico) é o de pedir que o povo se deixe por ele conduzir – levar -, ombrear em audiência com uma telenovela de título tão sugestivamente idêntico na finalidade da pretensão?
Não há dúvida que o povo português naquela noite escolheu, claramente, que o deixassem levar. Por isso aderiu em massa aos «shows» que indiciavam esse desígnio.
Indubitavelmente a questão é, a de que tudo que cheire «a deixem que te levem» desperta um certo masoquismo, latente na complexa estrutura psicológica de cada um dos indígenas destes pais, em quem mais do que «ir» -leia-se fazer - o que quer é que «o levem».
Deste modo é natural que este povo, acredite e adira, às propostas mentirosas de facilidades do crédito bancário, às viagens quase que oferecidas (pagas depois, claro…), às donas Brancas (BPP e muitas outras), aos telemóveis onde se pode falar interminavelmente de borla,etc.etc. E, claro, no bacalhau a pataco eleiçoeiro. Ora é também por isso que aceita, ou dá atenção, a uma Comunicação Social que deliberadamente, sem pudor, insere notícias fantasiosas, inventadas, para atingir quase sempre fins tenebrosamente obscuros. À espera que o Zé Povinho se deixe levar, sem reflectir muito na atoarda que lhe lança aos olhos.
Bem,
Eu que escolhi (na dita seg-feira) deixar-me levar pelo Sócrates, fiquei satisfeito:- ele conseguiu que muitos indecisos se deixem levar....
A mim ele não me levou a lado nenhum onde eu já não estivesse. Simplesmente é para mim inquestionável que ia mais depressa com ele para o «céu», do que com a Manuela para o «paraíso». O «céu» de Sócrates é a realidade em que vivemos estes últimos anos. Vislumbrou-se um País diferente, foram criadas condições para o ser no futuro. Chegada a crise arregaçaram-se as mangas para a combater. O «paraíso» da Manuela, nem sabe se as macieiras medravam.
Quanto ao mundo do Padre Francisco, já sou velho demais para acreditar em demagogias baratas. Olhem para o que ele diz – é bom sonhar -, mas não acreditem. Pois nada daquilo era para fazer, em caso de….
Aladino

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...