segunda-feira, dezembro 19, 2022

 Odisseia....


Hoje só para relevar e extrair uma nota para o trabalho que tenho em mãos, esgotei um dia inteiro a dar voltas  na “Odisseia” de Homero. Com a finalidade de  interpretar a fuga de Odisseu, da ilha de Calipso,no navio à vela que construiu, na praia de Esquéria.

Curioso: como é possível que existam tão poucas informações sobre as técnicas de construção naval mediterrânicas, a ponto do relato de Homero (na “Odisseia”) seja uma das mais citadas.Com mais (?)e concretas informações. O problema é dilucidar sobre o termo gomphoi e o harmoniai. É preciso cuidado quando escrevemos história informativa.

(::::)

E já que estou com a mão na massa,aqui vai,um pouco da »Odisseia »,essa, de Homero


(....)

E diz-me qual é tua terra, qual é a tua cidade, para que até lá

as nossas naus te transportem, discernindo o percurso por si sós.

É que os feácios não têm timoneiros, nem têm lemes,

como é hábito entre as naus dos outros; mas as próprias naus

compreendem  os pensamentos e os espíritos dos homens,

e conhecem  as cidades e férteis campos de todos,

atravessando o abismo do mar rapidamente, ocultadas

por nuvens e nevoeiro . Nunca receiam que algo de mal

lhes aconteça, nem nunca têm medo de se perder.

(....)



Boa noite. Bons sonhos. Cansado mas satisfeito, vou à nana que amanhã há que começar cedo. Oprazo para o final do trabalho,está próximo. E eu gosto de cumprir prazos. E pode até ser que hoje, me aconteça  sonhar com a jovem Nausicaa....


Senos da Fonseca



Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...