sábado, março 24, 2007

E UM DIA ACONTECE ….


Tinha ido à Editora para dar uma revisão final ,ao Ensaio. Esperava na sala e, comigo, um perfil algo insólito ,esperava também .Meto conversa, curioso .

Pelo aspecto ,havia qualquer coisa de demente estampado no rosto .Figura estranha ,onde se percebiam rastos de tóxico dependência .Rosto triste ,onde se detectava ,de imediato, fome.

Quem era ?!...perguntei e ele contou-me….
Era um poeta que sempre quis, ser isso e só isso mesmo .Que se reconhece com valor .Mas que ,depois de editado um livro, tem encontrado todas as dificuldades para ir em frente .Vinha tentar mais uma chance .Mas ,sentia-se sem hipóteses, já derrotado. Mostra-me então o poema do dia anterior , glorificando o Dia Mundial da Poesia.
Li-o e fiquei encantado .

Eu tinha ,entretanto, de ir fazer o que ali me levara .Mas disse-lhe:

- Olhe se quiser esperar ,levo-o a almoçar comigo .

E apesar de me ter demorado muito, à saída lá estava ele, caderno debaixo do braço, sentado no degrau ,esperando-me ,se calhar ansioso .Quem passasse suporia ali estar um pedinte ,embora vestido com algum esmero :- a mãe disso se encarregava .Já não comia, nem ele sabia desde quando .

Levei-o a um óptimo Restaurante .À Abadia .Comemos excepcionalmente bem, ricamente, como o Abade de Priscos ali fez ,dando fama –e proveito àquela catedral de bem comer ,que frequento, há pelo menos, meio século .Ele merecia-o .Eu senti-me bem na presença de um poeta sonhador ,coisa que eu nunca tinha tido a oportunidade de conhecer, ao vivo .Um poeta ,porque escriba de palavras é o que há mais por aí .
E foi-me mostrando poema atrás de poema .E eu comecei a ficar deslumbrado .É o termo .O que li ,é mais do que bom .Notável .

Comprometi-me a fazer algo por ele .Fez questão de me apresentar a uma Livreira ,senhora distinta ,que, com lágrimas nos olhos, me disse :O Julião –nome Arcadico – é notável Raro é o dia que aqui me não vem trazer um poema .Merece ajuda ,pois é um grande poeta .
Como ajudá-lo ? …é um desafio .
Mas sei que vou conseguir.

No final fez questão de me oferecer o poema do Dia da Poesia ,assinado Aceitei com muito gosto.

E faço questão de aqui o pôr no Blog.
Digam-me :é ou não notável ?

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Hino à Poesia

O poeta é aquele que abre Auto - estradas de luz,
De Som, de Sentimentos e de palavras.
O poeta é aquele que sente ...
Cada sulco de terra que lavras,
O pão que Amassas ... Cozes, comes e quando eras poeta,
Às crianças e aos pássaros e Aves davas.

O poeta é o que cria a ponte, o que sublima, com ou sem rima,
o passado quer ele seja dor ou Amor, o que com
Amor abre as portas ao Futuro que ele sonha, sonhava e tu
sonhas ou sonhavas.

Ser poeta oh dor ...
É transformar-te em Amor, fazer de ti um Arco- Íris entre
o que sofreste e o bálsamo que é comunicar ao Senhor e ao
teu Amor tudo aquilo que eu sofro e tu sofrias porque
como eu sonhavas e Amavas.

Ser poeta é ser íntegro e verdadeiro, confessar a Deus,
ao teu Amor e a toda a humanidade com Alegria, pureza,
bom gosto e verdade aquilo que com horror só a um padre
confessavas.

Ser poeta neste dia Mundial da poesia, é garantir que ela é
ainda o verdadeiro viveiro da humanidade, a reserva de
pureza e de beleza cristalina onde nascem todos os rios de
palavras que conduzem os homens e os poetas
a Deus e à verdade.

Sua Nascente é o coração do homem, seu percurso o
caminho, a verdade, a vida e seu destino Deus e a
eternidade.

Transparência, beleza, dor, alento, coragem, Alegria, bom gosto,
honestidade são sinónimos de qualidade.

Alegria ou tristeza ... São dois em um factores de uma só verdade.



Poesia é transparência.
O Bem vence o mal.
A Alegria a tristeza.
O Amor a dor.
Eis a mensagem implícita na sua realidade.
No papel que ela representa como testemunho dos homens
perante Deus e a humanidade.

Autor :
J. Alberto Allen Vidal
(JúlioJulião)21/03/2007

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...