sexta-feira, março 23, 2007

EU ME CONFESSO …E RETRATO….



Em conversa ,hoje ,alguém me fez um valente desafio Fez bem !

Pretende que eu me defina .Que me sente no divã e faça uma busca introspectiva .

Não me nego a tal exercício.


Reconheço – sempre o disse ,como sério aviso à navegação –que me aceito um homem difícil, a viver numa sociedade difícil ,que percebi ,mas que não era a minha escolha .

Por isso vivi, talvez, em demasia ; e expandi ,eventualmente com algum excesso ,um hiper criticismo, para as coisas que me rodeavam. Exerci-o com os outros ,mas fi-lo -e nisso estou sossegado - sobre mim mesmo, de um modo mais exigente e até violento. .Por isso exagerei no que pedi a mim próprio. Ao auto criticar-me, vacinei-me contra as criticas exteriores. Normalmente eu suplantei-as ,em exegese ,e por isso me foi fácil encaixá-las.

Povavelmente ,algo ficou para trás .Esforcei-me para que isso se não mostrasse muito .

Na critica gostei - e dei preferência - ,à mordacidade e ao sarcasmo; e por vezes - muitas! - ao exagero .E até usei –e abusei ,propositadamente -de uma certa violência verbal .

Nunca –nunca !- contudo, guardei rancores .Mas guardei desilusões .Não desculpei –e por isso perdi – alguns amigos .Que mesmo depois de os perder, para mim restaram amigos .Isto é :eu é que dispensei a sua amizade ,mantendo-lhes a minha .


Talvez ,em casos esporádicos, tenha dado a ideia de alardear alguma superioridade(?!) .Era mais distracção. Por isso estive errado, muitas vezes .Completamente errado .Essa distância era apenas uma maneira de auto -defesa ;a de me resguardar de aproximações que não desejava .
Aborreço-me em companhia dos que sendo vulgares ,assumem ,enfaticamente ,querer mostrar o que não são .Procuro o mais depressa possível ,à primeira altura, desfazer o equivoco .

Inimigos ? Dizem que de mim: ou gosta-se ou odeia-se .Como não sei o que é o ódio ,julgo que não .Que não me odeiam ,mas sim que se irritam comigo ,o que é diferente .

Vivo inconformado com o meio onde me inseri .Que quis fosse bem diferente .Mas que não consegui mudar ,um milímetro que fosse .Terrível falhanço , que me não inibe de continuar optimista neste ponto. Um dia será .
Quanto ao resto ?.. - pessimista por natureza .Por me julgar com uma especial vocação para ver –com preocupação –o futuro, á distância .Porque em permanente –e inquieta -actividade de pensar .O ontem pouco me diz; o amanhã deslumbra-me e desafia-me .Renova-me a cada hora .

Adoro o excesso .Se tivesse jeito ,teria sido um caricaturista ,para dizer tudo num simples traço distorcido .

Como o não sei fazer ,sugiro-o num tratamento impiedoso dos responsáveis pela irresponsabilidade colectiva .

Incapaz de crer no que não vejo , procuro entrever o que queria.
Apreciando todos os que pensam diferente de mim ,porque são esses que me dão a possibilidade do confronto, adorando ,um debate sério de ideias .Não sendo dos que procuram convencer os outros, prefiro ficar-me por lhes colocar, apenas, duvidas. Porque de certezas, duvido metodicamente.


Vencido ou vencedor ?

Vencido , mas não convencido na primeira instância , recorro e peço adiamento do julgamento, para mais tarde.
Vencedor ,não pelo que fiz ,mas pelo que procurei fazer .


De uma coisa é certa : poderia e deveria ter feito muito …muito mais .

Et voilá…

Senos da Fonseca

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...