quinta-feira, março 15, 2007

O ACORDAR DE R.E. VAI SER VIOLENTO….



Ribau Esteves acordará um dia –que não está assim tão longínquo ,desconfio –e vai dar consigo, a falar sozinho. Oxalá o faça ,não porque lhe é imposto ,mas porque é, só e apenas, o resultado de quem não «soube ser» (na vida) .

É claramente um individuo de que ninguém –se calhar ele mesmo –gosta .

É verdade .

Ainda há dias dei comigo ,num jantar, rodeado por figuras gradas do seu Partido ,aqui, em Ílhavo .Alguns do seu relacionamento .Muito próximos .
Espantou-me que na conversa, eu tivesse sido, de entre todos ,o mais cuidadoso na apreciação que lhe fiz . Sobrepesando a sua parte negativa –incomensuravelmente a maior –mas reconhecendo-lhe um ou outro ponto positivo .O que alguns nem sequer admitiam .Quando disse que apesar de tudo ,admitia que ele tinha sido o melhor Presidente da Câmara de Ílhavo (depois de4 Abril) ,quase que fui insultado .Claro que me apressei a corrigir :o bem não estava nele .R.E, foi –e é, ainda - tão só ,o melhor dos muito maus .

O que me espantou foi notar um certa desconsideração que os seus apaniguados políticos lhe dedicam ,chegando a antever na sua personalidade tiques claros de desajuste psicótico quando diaboliza as questões ,num maniqueísmo sórdido e doentio .O mundo bom ,é o dele. O mau –é o de todos os outros.

Dele têm a visão de um personalidade autista ,caprichosa e vingativa ,onde abunda um culto de personalidade que chega a tocar o ridículo, porque expresso em pormenores ridículos, do dia a dia .

E não se coibiram em exprimir –perante alguma surpresa minha - em voz alta, que esta desconsideração se estende a estruturas partidárias da sua cor ,no distrito. Que se afastam a toda a pressa , incomodados, com tanta soberba bacoca.


Que fique claro : Ribau Esteves ,nunca me incomodou .Picou-me algumas vezes elegendo-me - erradamente , claro –como rosto da Oposição .Respondi-lhe com os pés.
Para alguns com violência ; com violência , porque me não motivava qualquer tipo de respeito ,ético e ou intelectual. E muito menos ,moral.

A verdade ,é que começo a ter comiseração pelo seu futuro.

Com amigos destes… nem é preciso ter inimigos.


Senos da Fonseca.

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...