quarta-feira, março 04, 2009

Crónica de um «mau malandro» acossado .


Hoje cheguei atrasado ao meu «posto de trabalho», 10 minutos. Poderia arranjar desculpas : visita á Residencial ,etc etc. Mas não. Mandei anotar o atraso.
Dir-se-à : porquê (?!) se eu não tenho que dar satisfações a ninguém, nem recebo á hora, ao dia ou ao mês .
Parece !..que não tenho .Mas tenho :o meu patrão é estuporado .
Em boa verdade Vos digo :aquele que não exigir a si ,não pode –nem sabe- exigir aos outros.
Sempre sucedeu, isso, comigo .Desde novito (com 26 anos) comecei a ser « o vigilante» do meu cumprimento - e nunca mais deixei de o ser pela vida fora. Sou eu e só eu, em permanente auto – avaliação, que sustento a obrigatoriedade e me imponho regras.
Mas….

O acima dito vem a propósito de ontem, ao fim do dia, pessoa amiga me informar, num mail, «que tendo estado com uma pessoa que me conhecia , a rapar-me na casaca», concluíram,ambos, ser eu um desordenado inveterado.

Enfim; recebem-se assim, e de noite ,depreciações(ou apreciações destas!).
E fiquei a pensar : se calhar sou mesmo …
E mais se adensou essa convicção ,porque…

(Em verdade Vos digo :e
u não mudei para pior . O mundo é que mudou).

Então não é que durante o jantar (de ontem ), a minha mulher entendeu, também ela, invectivar-me, porque diz (só agora ,vejam lá !) «que eu sou um caso patológico» de desordem e um «refinado machista».
Eu?!...
Isto do Dia da Mulher, começei eu a matutar com os meus botões, é,de facto, perigoso. Ainda que seja apenas um em trezentos e sessenta e quatro, vejam no que dá. Raio de modernices.
É assim : chegados a velhos (usados!) começam a acusar-nos do que risonhamente suportaram a vida inteira. Agora, é tarde… En veritè : je ne regrette pas,rien de rien ,fica desde já esclarecido.Ponto final.
Então do que sou, afinal, «acusado» ?
...«que chego a casa e os sapatos ficam a fazer companhia ás chinelas, á porta, para que alguém(?!) os guarde (em boa verdade Vos digo :- guardá-los para quê ,se ao outro dia os vou calçar?) .
....«que na sala ficam as calças .Pior ainda ! : o casaco fica onde calha» ….à espera que «alguém» mo ponho no sitio certo( em boa verdade Vos digo que quero isso para não recorrer ao guarda fato e tirar outra roupa em vez de a andar a procurar ).
De manhã – «dizem» –, o caso é muito pior,
....apontando-se o dedo à mania doentia de eu fazer, sempre, duas coisas ao mesmo tempo.( em verdade vos digo que julgava que era uma virtude ,pois assim vivia mais tempo)
«Descrevem» melodramaticamente , assim, a cena :
.....que «me levanto ,ligo a TV ,ponho os auscultadores wireless, enquanto ligo e levo comigo o computar. E sentado ( onde todos se sentam, àquela hora do dia) ouço o noticiário e ponho o computador em cima do roupeiro(em verdade Vos digo ,especialmente comprado para o efeito, ,julgando que ninguém tinha percebido), abrindo- o para ver os e-mails da noite».
E que arrumados os interiores, «faço as abluções matinais, operando, sempre, duas em um ».
Onde é que está o mal?-pergunto, enquanto continua a acusação de,
...que « regresso ao quarto onde machistamente (ah ?! sóagora é que o descobriram!) tomo o pequeno almoço» -(em boa verdade Vos digo que gosto, de facto,de«pausadamente?!», engolir o chá enquanto me vou vestindo.)
Qual é o mal? Custa alguma coisa fazer um chá?
Não!...,
mas logo « apontam»,
....que «com os amigos,nas tainadas, faço tudo na cozinha ,esmerando-me em pratos complicados. Em casa, ao contrário, nem sabes acender o gás,(sic)» .
( pois... pois …:- primeiro acendia o gaz …depois fritava um ovo, e qualquer dia estava a lavar a louça (coisa que nem com os amigos faço ,como eles sabem ..) Aonde é que está o mal? contraponho, adiantando, vingança …vingança !!!):
-É por essas e por outras que depois têm que instituir o casamento gay : ambos a fazer o mesmo. Um dia na cozinha …outro dia no ....

Resumindo e concluindo : eu acho, ao contrário. que sou exemplar (toma!).
Pois (reformado) saio logo de manhã, não chateando mais ninguém todo o dia, deixando o «palácio» totalmente para «a rainha» da casa». O que peço são coisas simples: que me arrumem os livros que deixei espalhados, que decidam o que vou vestir ao outro dia, ou o que vou comer à noite etc. etc . Enfim, o trivial de uma «rainha».(isso de valer mais ser rainha um só dia ....,são historietas)
«Melhor»?- só de encomenda,pensava eu de que. Afinal verifico que todo o mundo me aponta defeitos. Dentro e fora …
Paciência. Agora já é tarde. Tivessem –me educado.
Eu nunca mudei. O mundo é que foi mudando,para pior. E eu não me consegui adaptar às modernices.
Ainda bem …
Aladino
PS- Aos leitores desculpem este desabafo. Às leitoras, o desejo que os seus homens sejam modernos (mesmo que depois se queixem )

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...