terça-feira, março 24, 2009

Mais um episodio da vida ,passou ,hoje,por mim .


É certo que episódios longínquos já pouco deles restam .Nem na memória nem da inteligência do que fomos, nem na emoção do que pretendíamos então .
Foi como hoje agarrasse num livro que já não lia há muito e o voltasse a folhear.Só que sem emoção; embora claro com tristeza.
Resta-me gratidão. Igual á que distribuo por muitos. Uma gratidão que teimo em ser abstracta, mais cerebral que emocional.
A vida vai cumprindo o calendário. E é melhor assim .Parece que retiro de cima de mim o enorme peso que sentiria que alguém tivesse pena de mim, ou por minha causa.
Não tenho pena de mais nada.
Envelheço – quem tem medo de o dizer e porquê?!- pressentindo que as sensações já não são como eram dantes.
Agora gasto-me diariamente nos pensamentos.
Abandono-me neles, procurando uma lucidez que não tinha quando não pensava, e agia. Agir é viver no tumulto incompossível . E por isso ,agora, vislumbro (apenas!)indiferença onde dantes estava revolta indisciplinada.
Hoje já não leio para sonhar, mas sim para reter dentro de mim. Para me couraçar e passar a ser insensível ao que me não está perto.Queria fazer o possível para me desligar da vida. E por isso estava a cumprir o roteiro, no meu refúgio. Tenho de fazer o possível para voltar ao caminho de onde me tresmalhei. Ou melhor: de onde me fustigaram para sair da toca onde obstinadamente me ia reconfortando.
Aos que por vezes me acusam de dispersão tulmutuosa direi- que talvez não !Dispersão unificada ,vá lá…Concedo. Descrente de toda a fé …ou descrente de todas as fés (melhor dizendo) como havia de esperar que alguém fizesse por mim. Por isso fui fazendo.

Aladino

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...