Curiosidades
sobre o navio-escola SAGRES
«SAGRES»
Num dos últimos números da «Chasse Marèe»,que assino(e que
aconselho a todos os amigos que privilegiem o contacto com o historial náutico),vinha
inserido um interessante artigo sobre alguns pontos da história do navio-escola Sagres, que desconhecia.
Toda a gente «náutica» conhece
esta «barca de três mastros», um dos últimos dinossauros do tempos áureos das grandes navegações à
vela. Emblema nacional, este navio-escola insere no seu velame a cruz da Ordem de Cristo, insígnia que já as
caravelas dos Descobrimentos levavam mar adentro.E com ela fomos por «mares nunca dantes navegados…nem sequer
pensados».
Ora como curiosidade (para mim
foi-o ) fiquei a saber que este navio ,lançado à água em 30 Outubro de 1934,fazia parte da encomenda de quatro
veleiros-escola feita pela Kriegsmarine,depois da perda do Niobe.Navio–escola que se
voltou no Mar Báltico em 1932(causando a morte de 68 instruendos). Os veleiros
encomendados foram :o Gorch Fock(lançado em 1933), o segundo o Horst Wessel (lançado
em 1936),o terceiro o Albert Leo Schlageter (que é o actual Sagres) e o quarto, o Herbert Norkus,lançado em 1939.
1º Gorch Forck 2-Horst Wessel 3-Albert Leo Schlageter
A sua construção,levada a cabo debaixo
dos requisitos mais severos, levou a que
as chapas (rivetadas e soldadas ) do seu casco atingissem o 10mm; o navio possuía
seis compartimentos estanques e a sua
quilha foi fortemente lestada.
Construção
O Albert Leo Schlageter terá sido construído em apenas três meses e
meio. Fez a sua primeira viagem de instrução em 20 de Março de 1938. Não foi
muito feliz nesta viagem. Ao fim de poucos dias abalroou o paquete Trojan Star, tendo de regressar ao estaleiro. O navio realizou,
depois de reparado, várias viagens, em
1944.Cinco meses depois ,navegando no Baltico, com 200 tripulantes,colide com
uma mina russa. Dezoito dos cadetes que
estavam a amainar as velas (o tempo era mau) caíram.Uns sobre o tombadilho e
outros água do mar gelado.Rebocado ,vai para Kiel. E será depois transferido para Flensburg ,devido
aos bombardeamentos ingleses.
Bota-abaixo
Bota-abaixo
E como veio para a Portugal ?
Depois da perda da guerra as
grandes embarcações da Alemanha foram entregues a diversos Países do lado vencedor.
O GranFock atribuído a URSS(rebatizado Tovarisch ); o Horst Wessel foi entregue
aos americanos ; e o «nosso» Albert Leo Schlageter foi vendido por
5.000 Dollars ao Brasil.Que o rebatizará
com o nome de Guanabara. O Guanabara ficará em
mãos brasileiras durante treze anos, percorrendo 64.000 milhas em viagens de instrução,
participando em várias regastas de grandes veleiros.
O embaixador de Salazar, António
Teotónio Pereira foi quem conduziu as
negociações para que o Guanabara viesse substituir o velho Sagres. Salazar terá pago 150.000 dollars pelo
navio- escola.
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