sexta-feira, fevereiro 21, 2020


  VIDA CUMPRIDA:...

Ontem, na Sociedade de Geografia de Lisboa, desenvolvi,a convite honroso, a palestra: “As Artes da pesca no Norte Atlântico ,no Tempo de João Vaz Corte Real”.
E embora as condições físicas não fossem as melhores, creio que correu muito bem.
Presentes vários conterrâneos que me deram o grato prazer de ali se deslocarem, a partilharem comigo  tão honrosa presença.
Bem: fui fazer uma palestra e vim com o Convite, agora da Academia Portuguesa de História (cuja directora ali esteve, propositadamente, para apreciar)para, naquele  centro de grandes pergaminhos na  divulgação de saberes, ali fazer uma conferência. Aceitei se a saúde o permitir.
E com neste honroso convite, atingi em absoluto o que confesso, sempre sonhei. Sonhei-o por meu Pai que certamente ficaria deslumbrado pelo modo como concretizei a motivação e gosto pela procura histórica, que cedo me transmitiu. A leitura, o modo como a história deveria ser olhada, dele intuída, estiveram no êxito que colhi.
Tive assim três vidas intensamente vividas: a vida profissional de que guardo grande orgulho por tudo novo que na mesma fiz. A  vida cívica pelos 36 anos de inteira entrega à direcção das Associações de referência da minha Terra. E finalmente esta dedicada ao estudo histórico em várias vertentes, iniciada logo que encerrada a vida profissional, com passos seguros, intensos e bem programados, que agora atingem a divulgação que me atrevo a supor merecida. Pena não ter começado mais cedo.Mas que a vida foi soberanamente preenchida,foi!.
Valeu a pena. Por mim, e por Eles, por todos os meus. Porque para eles guardei sempre lugar primeiro.
E hoje volto ao trabalho.A preparar uma nova intervenção este que causa alguma preocupação .Subordinada ao Tema “AS NOVAS FORMAS DE ESCRAVATURA”.
Vamos lá então que o dia 2 está próximo.
Senos da Fonseca

1 comentário:

vieira da silva disse...



Amigo Senos da Fonseca:

Espero que continue por muito tempo a trazer-nos os conhecimentos que tão bem tem sabido comunicar e partilhar.

Oxalá eu ainda permaneça por cá para poder continuar a ser um dos privilegiados leitores.

Grande abraço deste velho amigo

vieira da silva

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...