sábado, janeiro 16, 2021

Mais uma folha arrancada


Prestes a arrancar

Mais uma folha 

Ao já amarelecido

Calendário,

Apetece-me dizer à vida:

Pronto, ganhaste.

Levaste as minhas lembranças

E eu por aqui ainda fiquei

A ver, não o que queria,

Mas a não querer já muito a que assistia.


Vai longo este caminhar

De quem tanto quis sonhar 

A guardar folhas e folhas

De horas cheias, desmedidas,

Outras por vezes 

De sentido tão vazias,

Tão brancas de horas 

A não despertar lembrança

Que ,vivê-las só me acarretou

Mais amarga nostalgia

Do que verdadeira alegria.


Sei...é inútil pedir mais a vida.

E injusto para tantos

Que não tiveram o tapete

Que sempre rolou à minha frente.

Bom era, que a minha vida acabasse

Ainda no cume da montanha

Que já outros começam a subir;

Vá, não tenham pressa

Que o subir bem pouco custa,

Bem mais difícil é o descer

E manter a dignidade sem cedências,

A escorregar com humildade,

,A tactear o caminho 

Para ser mais segura, a penitência.


SF 2021





Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...