quinta-feira, maio 08, 2008



O SURGIMENTO DA PARENTE BRASILEIRA, DARCY SENOS


A Internet traz-nos surpresas, pois as distâncias podem ser repentinamente encurtadas em poucos segundos.Vem isto a propósito, de um mail que uma Darecy Senos, que tendo dado com o meu site, logo me veio interrogar, por este meio de comunicação. Diz ela que tendo conhecimento de que só em Ílhavo havia Senos, perguntava-me se eu podia dar-lhe algumas referências que a levassem a identificar os seus ancestrais.

Curioso é que a questão dos «Senos» nunca me foi posta, e nunca pensei muito nela. Sei desde sempre que há muitos «Senos» em Ílhavo. Penso aliás, ao contrário do que é habito, que todos os Senos têm uma origem comum e, por isso, terão entre si um parentesco. -mais afastado nuns, mais próximo noutros.

Existe um factocurioso e não menos esclarecedor: a terceira geração que precedeu os que estão agora na minha idade tem todos o« André Senos» no nome: -João André Senos, Álvaro André Senos, José André Senos etc. etc., provirão, estou em crer, da mesma cepa de um tal André Senos, ovarino, que aqui vinha no transporte do caulino para a fábrica da Vista – Alegre.

Ora a Darcy Senos exultou com a minha informação, tendo-me dito que o seu avô era André Senos (outro pois). Solicitei uma fotografia do avô a ver se o identifico. Certo é que três irmãos do meu avô João foram para a América. O outro irmão foi para o Brasil.Deste eu sabia que tinha um filho. Esta Darcy será sua filha?

Ora e a propósito de tudo isto comecei a magicar se os «Senos» não serão uma das maiores famílias ilhavenses, ombreando com os Ramalheira que já vão em mais de cem. Vou ver se arranjo tempo, como o fez o meu bom amigo cap. Vitorino Ramalheira, e organizo a arvore da família.

-------------------------------------------------------------


A PROPÓSITO DE «SENOS».

Minha Mãe tinha dois grandes desejos: um mudar o nome de Farmácia Cunha (de que hoje estive a fazer a história, pois é o mais antigo estabelecimento comercial de Ílhavo), praticamente com 200! Anos-, dando-lhe o nome de Farmácia Senos, o que aconteceu logo que teve a percepção que a neta iria continuar a profissão, que considerava ser a mais bonita para Mulher, e a mais deslustrante para um homem, assim explicava a Vasco Branco ou ao Hermes de Águeda. Desejo conseguido.

O outro desejo era que eu me chamasse SENOS DA FONSECA, e nunca João ou NUNES. E o certo é que sem grande esforço, e por insistência dela, o nome ficou, perante um certo desalento do meu Pai, pois na história dos Fonsecas eram todos Manéis, Josés, Joões….Nunes da Fonseca.

E curioso é que minha Mãe não tinha qualquer tipo de preocupação, idêntica, para a filha.

Por ser muito raro, nos colegas ficou o Senos, muito embora por vezes trocado pelo habitual Lemos, confundido.
Nunca percebi as razões de tal pretensão de minha Mãe, mas o certo é que interiorizei de tal modo o nome, que me não reconheço noutro.
----------------------------------------------------------------------

VERGONHA!.
.

Ando envergonhado a ler os Jornais. Dantes tinha um jornal fixo.Agora escolho na prateleira um que não traga mais uma bacorada do Esteves. Ainda há dias fui massacrado com o Diário de Noticias, que o tratava como uma monstruosidade prenhe de estupidez; pelo Publico que o dava com o exemplo do que não deve ser um político responsável, ou do Jornal de Noticias que o tratava como um perfeito cretino, que fala sem ele próprio perceber o que diz.

Depois a desgraça em que aquela gente pôs o PSD, malbaratando as suas finanças, pondo-o à beira da falência, sem crédito, não espanta a desgraça que se abateu sobre a Câmara de Ílhavo.

Aqueles tipos são um tipo de marabunta. Onde chegam é a desgraça.

Hoje todos percebemos como irresponsavelmente levaram as finanças da Câmara de Ílhavo, ao caos.


Aladino

13 comentários:

Guida disse...

para aguçar o apetite pela genealogia aqui por Santerém descobri que sou bisneta de um tal Artur André Senos. Era um ramo familiar muito querido à minha falecida mãe mas que de todo desconheço. será que gostaria de partilhar a pesquisa?

Margarida Gabriel

Guida disse...

aguardo noticias dos Senos

Guida disse...

mgabriel317@gmail.com

Guida disse...


And those who were seen thancing

were thought to be insane

by those

who could not here the music

Friederich Nietzsche

Dudu Senos disse...

Amigo, descobristes algo mais sobre os Senos? Existe algum brasão da família? Sou um Senos do Brasil. Os avós do meu pai eram de Aveiro. meu avô e um tio tinham "André Senos" no nome!

Unknown disse...

Bons dias
E assim como quem não quer a coisa, dou por mim a querer saber mais sobre a historia da família do meu marido (Rui Senos).
Sabemos que a sua origem provem de Aveiro, Ílhavo, e que aí temos alguns familiares. Temos tido algum contacto, pouco, com um deles, o João José Senos, mas gostaríamos de saber um pouco mais.
Vi que ia iniciar uma pesquisa. Se tiver conseguido alguns frutos, gostaria de saber se se importava de partilhar com estes Senos que estão no Alentejo.
O Bisavô do meu marido chamava-se Joaquim André Senos, e foi um dos marinheiros falecidos no "Santa Irene" (descoberta da ultima semana). Sabemos que este Bisavô Joaquim, entre outros, teve um filho, também de seu nome Joaquim que foi para Lisboa e mais tarde para perto da Moita (na outra margem do Tejo). Os seus filhos rumaram até africa e quando voltaram, ficaram-se por Almada, Barreiro e Moita, tendo um deles, o Pai do meu marido (José Angelo Senos) vindo até Vila Nova de Santo André, perto de Sines. Teve 3 filhos, O Bruno, o Rui e a Carla, e neste momento já existem 2 pequenitas "Senos" e vem ai outro a caminho.
Faço-lhe esta descrição para juntar as pesquisas, se as fez.
Aguardo contacto (tanialvc@gmail.com).
Tudo isto por mera curiosidade, porque não tivemos muito tempo para aprofundar conhecimentos familiares, pois o meu sogro faleceu cedo.
Obrigada

Unknown disse...

Boa noite amigo! Me chamo Luiz Francisco da Motta Senos Júnior, sou de Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Vi uma matéria a respeito do meu sobrenome em seu blog. Conseguiste a nossa árvore genealógica???? Meu avô chamava Gili André Senos.

Vania Senos disse...

Vania Senos
Boa Noite! Estou montando a árvore genealógica da minha família e estou procurando dados. O meu bisavó era José André Senos e era casado com Maria Rosa Grilo Senos e o meu avó Antonio Saraiva Senos. Estou tentando cidadania portuguesa para o meu pai e preciso encontrar documentos. Obrigado

Lely disse...

Olá! Sou neta de José Senos Junior e Maria Rosa Grillo Sênos. Na verdade o nome dela, na certidão de meu pai está apenas como Maria Grillo Sênos. Eles vieram de Portugal e foram morar em Praia Seca, onde meu pai nasceu. Meu avô, que era salineiro em Praia Seca - Araruama, nasceu em 28 de julho de 1890, na Freguesia de Ílhavo - Portugal. Era filho de José André Sênos e Maria Rosa de Jesus.
Vou checar com meu pai os nomes dos irmãos do meu avô. Lembro de tia Julieta, tia Rosinha, Tio Nenel e tio Toninho.

Cau Pache disse...

Oi. Vc é filha do tio Paulo?

Lely disse...

Sim. Sou a Leila, a mais velha das 4 filhas. Eu, Ana Paula, Claudia e Jacqueline. Moro em Niterói. Papai também está morando em Niterói e vai fazer 90 anos em junho de 2019.

Cau Pache disse...

legal. sou filho de sua prima Eliane

Lely disse...

Eliane é minha prima e foi minha professora no primário.
Em uma escola onde ela foi diretora.
Sua tia Sueli foi a minha grande companheira de aventuras.. eu amava as férias para pode brincar com Lili naquela vila no Gragoatá.
E sua avó era a melhor pessoa do mundo.. amava aquela casa, aquele ambiente de energia boa...
Foi na bicicleta de Lili que eu aprendi a andar...

            Os nós da vida.... ..  INQUIETUDE... A VIDA COMO ELA É ...  Neste cantinho recomendado que, a natureza prodigalizou, e que a e...