terça-feira, dezembro 19, 2023

Na Sociedade de Geografia


 Tive ontem, o grato(e honroso)prazer de participar na apresentação do meu último livro ” Saberes  que Tornaram Possíveis as Grandes Navegações Marítimas Portuguesas”, na Sociedade de Geografia ,numa iniciativo da Comissão de Estudos  “Corte-Real.

Tive o grato prazer de encontrar(na S.de G.) um bom punhado de ”ílhavos” exercendo a sua actividade na capital que, muito me sensibilizaram ao comparecer, e participar, no evento, “apoiando-me” ...

                        

Ao Presidente da Comissão de Estudos   “Corte-Real”,Alm. Henrique Fonseca, e ao apresentador do livro, o eng/historiador Mattos e Siva, os meus sentidos agradecimentos.

Não poderia (seria ingratidão imperdoável) não referir a disponibilidade do Presidente da Câmara de Ílhavo que, voluntariamente, sem que lhe fosse solicitado, pretendeu acompanhar-me. E estar presente na apresentação do livro. Ficou combinada a ida. Uma mudança súbita do programa (pelo meu lado) obviou à sua presença.

E também não posso deixar de sublinhar, e agradecer, a presença(inesperada) do Arnaldo Russo, que me surgiu, ainda em Aveiro, e foi companheiro inseparável do dia do princípio ao fim. Por razões perfeitamente justificadas e entendidas, a Directora de “O Ilhavense” não pôde estar presente. Sei, contudo  que, solicitou a amigo presente no evento,notícia para o jornal. Agradeço à D. Maria Helena e ao Comandante Rodrigues Pereira, notável historiador e grande amigo de Ílhavo e suas gentes, o facto.

E pronto. 

Hoje, logo manhãzinha, foi-me dada a notícia de que os livros se esgotaram todos, auscultando a possibilidade de mandar mais alguns para venda....

Tenho pois razões para estar satisfeito.

Totalmente? Não...nunca atinjo esse limbo. Mas o suficiente para perceber que o caminho escolhido esteva certo. Se mais não fiz, não foi porque não desse o máximo de mim. Distraí-me com outras escolhas de vida.....(em boa verdade ,vida cheia a extravasar...)

A todos, pois, o meu muito obrigado

Senos da Fonseca



Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...