terça-feira, julho 07, 2009

Mais vale burro toda a vida que cavalo de sela por um dia….

Há pessoas que depois de um tempo de convívio, julgam já estar de posse de todos os elementos que permitam avaliar-me.E logo acontece que cedem à tentação de me condicionar.
É um processo infeliz. Reajo a todo o condicionamento como o burro reage á albarda. Por isso que talvez tenha um apreço enorme por esta espécie zoológica, que não armam em espertos –mesmo na aparência - mas que desejam ,só, ser livres.

Sou – não escondo – uma espécie de ; azafamado a desvendar os trilhos da congosta ,desbravando caminho entre penhascos e como ele louco por arribar à loja para descalçar a albarda(no meu caso sapatos e tudo o rresto. Desse modo me libertando á noitinha ,despojado de tudo – até de mim –para me enlaçar em amorosa na volúpia nas águas da ria que me lavam do emporcalhamento da circo da vida, diário.
Em cada momento portentoso desses finais de tarde sinto-me inexpugnável ;saio dele renascido ,revivificado pronto para tudo de novo ,amanhã.
Escorro água depois de passar a mangueira pelo corpo mas logo que entro em casa acaba-se o festim:
-Molhas-me tudo ,ando há cinquenta anos a pedir-te que entres pela porta detrás..ouço o habitual..
Devo dizer que é o mesmo que nada, ouço a pregação repetida…a que não presto a mínima atenção,
mas resmordo…
-Olha já é pouco o tempo que tenho para me dessedentar. Na minha casa entro, sempre e só por uma porta; - a da frente. Se vier outro, a obrigação do consorte é que entre pelas traseiras e vá limpar o chão que sujou, para não estragar o que me custou tanto a fazer…
atiro eu contra atacando ,que isto de relacionamento conjugal a melhor defesa é o ataque!...

Então se esta é a minha natureza, se sou completamente imoldável - por incapacidade minha, irreconciliável com a herança genética - , porque será que alguns pensam que com jeito me conduzem à golgota com a cruz ás costas?
Reafirmo a minha admiração por Cristo homem . Mas exactamente por não ser capaz de levar a cruz podendo evitar - poderia?!-o gesto, eu que não sou Cristo nem sequer tento iniciar a subida.
Muitos tentaram: muitos foram os desiludidos.
Dentro do horizonte temporal da minha vida, nunca cedi á tentação de imitar ser . Prefiro sê-lo, tal qual sempre me conheci.
Há um velho ditado que diz «que só os burros é que não mudam ».
Pois seja :
Mais vale burro a vida inteira que cavalo de sela por um só dia.
Aladino

PS- Chegaram-me aos ouvidos mais uma atoardas que visam exactamente condicionar-me. Pois sim …
Esperem lá pela volta.

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...