terça-feira, julho 28, 2009


Aprender até ao fim …que ainda vale a pena.

Nesta vida tumultuosa em que me envolvo - ou melhor, me deixo envolver -há momentos compensadores, altamente gratificantes.
Evitei aqui falar da minha tarefa no CASCI.
Hoje falo; foi o dia de uma certa libertação de uma tensão vivida a sós, que dura de há sete meses para cá, sem um momento de tréguas.
Com os dados finalmente apurados -só em salários disponibilizaram-se, hoje, 300.000 €-, foi possível juntar á avaliação do trabalho, das reformas intensas levadas a cabo ,a realidade dos números.
Dou por mim satisfeito. Se tudo -e quando digo tudo é mesmo tudo - do que tinha prometido fazer -e ao prometer aos outros empenhei-me a mim mesmo! - foi levado á prática, a situação económico-financeira respira um já total conforto que nos permite olhar para o tempo difícil que se avizinha, com uma certa tranquilidade. Trabalhou-se muito e tomaram-se decisões que deram –é já patente no espírito de todos - uma outra filosofia(e estrutura) que melhor permitirá ao CASCI responder aos desafios que se avizinham.
Existe já hoje interiorizada, a noção de pertença a uma equipa. É a noção que insistentemente faço passar: a de que o futuro de todos, e em particular do CASCI, depende não de um ,mas do modo como todos funcionarem em equipa. Todos sabem ,exactamente, qual é a sua missão. Todos começam a seguir procedimentos que não admitem desculpas mas elegem os mais capazes. E para sobreviver, o CASCI precisa de se dotar dos melhores. Para se ser melhor é preciso assumir sem falsos pudores, que o queremos ser.
Houve mudanças que todos temiam e que afinal se fizeram com excelente absorção. Mudar o passado é temível. Eu sei-o. Sempre o soube. Mas isso nunca me atou os braços, nem toldou a razão.
O CASCI trouxe-me muitas lições. A sua grandeza (para lá do social)é de uma enormidade que define o sonho de quem, pedra a pedra, o construiu partindo do nada. Gostaria que «Essa» pessoa estivesse cá hoje, só para lhe dizer,sorrindo :
-Vês que é possível continuar? Não valia a pena teres-te imolado.

Sim !,porque quando atraiçoada por quem lhe estava perto compreendeu já não ter forças para lutar de igual para igual, a vida deixou de Lhe fazer sentido.
Não vai haver tempo para descansos. Descansar é estar tranquilo ,e só se está tranquilo quando se seguem dia a dia os acontecimentos. Só deve descansar quem está cansado .E esse não é o meu caso. Estou, sim, ansioso por concluir a tarefa.
Vamos pois, em Agosto, preparar a entrada da recta final. Falta dar um dos principais passos do tratamento de choque que propus: o CASCI a partir do ultimo trimestre deste ano será dirigido em toda a sua plenitude por uma equipa de profissionais. Que os há lá ,e de grande gabarito. Estavam lá; só que sem espaço para o demonstrarem . Ficarei, assim, só mais um tempo –o estritamente necessário - para lhes dar confiança, acompanhar nas primeiras decisões, corrigir se necessário for ,para enfim largá-los, entregando-lhes este mundo de uma grandeza Solidária inquestionável.
Cavalgada gigantesca .Mas de todo bonita, porque com os outros aprendemos a ganhar –ainda! - maior sentido para a vida. E para a morte, até. Porque esta será apenas o fim dos caminhos por onde não quisemos ir.
SF (28.07.2009)

2 comentários:

João Afonso disse...

Frase extraordinária. Não me atrevo a comentá-la. Só a transcrevo:"...Cavalgada gigantesca .Mas de todo bonita, porque com os outros aprendemos a ganhar –ainda! - maior sentido para a vida. E para a morte, até. Porque esta será apenas o fim dos caminhos por onde não quisemos ir."

Maria Helena disse...

Cuidado amigo!
Quando pretendemos tratar uma ferida e abandonamos o respectivo tratamento cedo de mais,convencidos que a cura já aconteceu, sofremos grande desilusão ao verificarmos que, afinal, o antibiótico devia ter sido tomado até ao fim...

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...