domingo, abril 12, 2020


 Agora é sempre a descer


Prestes a arrancar
Mais uma folha
Ao já amarelecido
Calendário,
Apetece-me dizer à vida:

 Pronto ganhaste.
Levaste as minhas lembranças 

E eu por aqui ainda fiquei
A ver, não o que queria,
Mas a não querer já muito do que via.


Vai longo este caminhar
De quem tanto quis sonhar
A guardar folhas e folhas
De horas cheias, desmedidas, 

Outras por vezes
De sentido tão vazias
Tão brancas de horas
A não despertar lembrança
Que vivê-las só me acarretou 
Mais amarga nostalgia
Do que verdadeira alegria. 


Sei...é inútil pedir mais a vida 
E injusto para tantos
Que não tiveram o tapete
Que sempre rolou à minha frente.

 Bom era que a minha vida acabasse 
Ainda no cume da montanha
Que já outros começam a subir;


Vá, não tenham pressa
Que o subir bem pouco custa,
Bem mais difícil é o descer
E manter a dignidade sem cedências, 

A escorregar com humildade
A tactear o caminho
Para ser mais segura, a penitência.


SF

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...