terça-feira, maio 13, 2008


DEVER ? QUE MAL HÁ NISSO...


Neste Blog tive, há dias, a oportunidade de explicar as razões, porque, finalmente, depois de vistas as contas da Câmara Municipal de Ílhavo, elas me levaram a concluir que, mesmo na fria mas não menos malabarista expressão dos números, a pintura sai borrada.

«O Ilhavense» do passado dia 10 de Maio, inseria uma curiosa e demagógica manipulação; a intervenção do Deputado Municipal, Jorge Tadeu Morgado, produzida na Assembleia Municipal, aquando da aprovação das contas do Município. Pela mesma perpassa uma série de inexactidões que é conveniente confrontar:

1- Ficámos pela mão do deputado, a saber que a divida consolidada da Câmara, que atinge – já se assume os 27.000.000 (vinte e sete milhões de euros)-, não é nada de preocupante – diz-nos o senhor deputado (!). Dando de barato que a divida é só?! 27/28 M, mesmo assim ela representa mais do que os 100% das receitas ordinárias da Câmara (23M). É pouco sr.deputado? Olhe que não…olhe que não…
E aqui, o certo é que não têm uma única razão para falar da pesada herança, porque neste caso esta Câmara herdou - e bem - 2,5 M da Câmara anterior. Quer dizer que de certeza, certezinha, já foram 30 M. Mas…veremos adiante. que a realidade é outra, e bem diferente.
2- Diz o deputado que foi elevada a execução física dos valores em termos da Rubrica das despesas. Foi …lá isso foi .
A questão que o deputado não diz é que da mesma (90,83%),só foi paga 52,65 %, pouco mais de metade, somente. Assim também eu, todos….a calote qualquer um é capaz de fazer….

3-Mas vamos indo…

O mobilizado corpóreo aumentou, de 2002 a 2007, 50 M, diz o relatório ,e o sr.Deputado confirma-o . Ora do mesmo o que se pode concluir , como lá é dito,é que a capacidade de gerar receita, pouco aumentou, provocando uma dependência do Estado. Então em que ficamos?!: dos 50 milhões devem-se, no mínimo, 30 milhões. A Câmara não pode gerar legalmente mais receitas. É o que conclui do seu relatório .Não sou eu que o digo . Então é claro: quem vier que apague a luz. Querem maior e verdadeira irresponsabilidade?.

Ora tudo isto já seria preocupante...
Só que… e aqui é que está o buzilis:

O sr. Deputado não faz referência a uma rubrica inscrita no Passivo, que é um saco cheio de gatos. E que representa 16.000.000 M de euros.

Proveitos diferidos inscritos no Passivo? Que explicação dá o sr. Deputado sobre o significado deste valor?. Se a Câmara, ao contrário de uma empresa, não paga impostos, então qual é o mistério daquela rubrica?

Ora parece, claramente, que a mesma representa uma habilidade contabilística a mascarar o valor real da divida camarária, que é previsível – admito-o – se aproxime, na realidade, dos 40 Milhões. Pois é sr Deputado .São mesmo 40 Milhões.
Nada de preocupante dirá o sr. Deputado. Enfim está em moda esta falta de preocupação: - se em seis messes se puseram as contas do PSD em pantanas,.dez anos aqui, e com ideólogos destes, teriam de ser arrasadoras. E foram-no.Eu quase que adivinho do que se trata. E já agora, vou mesmo querer saber que parte da mesma é divida encoberta.

E assim e com toda a lógica impunha-se uma auditoria à situação, para a esclarecer, e o primeiro a desejá-la deveria ser o executivo camarário.

No próximo Blog vamos analisar a actividade da Câmara perante a realidade palpável e visivel .
O saber-se que melhoria de qualidade de vida foi essa, provocada por esses investimentos, e que retorno eles trarão.


Aladino

Sem comentários:

  FREDERICO DE MOURA De novo veio à baila Frederico de Moura, a solicitação de mestranda para recolha de informações. Boa altura para o traz...