sexta-feira, fevereiro 27, 2009


Curvas e contra curvas…

Nestas curvas e contra-curvas da vida, que umas atrás de outras vou rodeando (derrapando em algumas mais apertadas), não deixa de ser curiosa uma análise que ontem levei comigo para a conversa com o travesseiro. (Nesta idade já não costumamos levar mais nada para o travesseiro que valha….).Viajar agora no sonho…(sem limites ) é o que importa.

Num momento de crise em que todos estão a recuar, vejo-me envolvido num torvelinho de um intricado novelo, que me coloca, uma vez mais, a tentar resolver a quadratura do círculo.
De facto o CASCI é, neste momentoso tortuoso e sofrido da vida do País, um caso raro de postura.
Explico,
Por um lado – essa era a missão -urge alcançar um equilíbrio. Perceber a Instituição, tostão a tostão. Um exercício danado. Era preciso, custasse o que custasse, delinear uma metodologia que permitisse saber os porquês. Estamos hoje, finalmente, detentores do saber, como e por onde lhe pegar.E agora -como tive oportunidade de dizer aos colaboradores-é chegado, doa o que doer, pensar primeiro com a cabeça, sem deixar, contudo de decidir com o coração.

Paradigma perfeito(ou imperfeito,sei lá ..). Inequação, para a qual se exige um esforço de lucidez e uma postura de, depois de pesados todos os argumentos: -decidir. Go...Go!….
Claro que há coisas que vão doer. Mas se não as fizéssemos, a dor seria, um dia, irreparável.
Em simultâneo há que trabalhar outras áreas. A crise trouxe novos desafios.E se a primeira tarefa já era complicada, eis que a envolvência em desenhar novos caminhos nos veios desafiar.E há,já, quatro novos grandes Projectos a andar.E a toda a força. Qualquer um deles chegava para um exercício. Mas não há tempo para esperar. E como dizia a minha mãe: é o destino que vem ter contigo. Que se há-de fazer? (Mãe! :teria valido a pena pores-me aqui?)
E é verdade: uma vez mais não o procurei. Bem pelo contrário.
De repente, estão a ver a fotografia: aí vem o touro desembolado. Fugir? Agora?
Estou como o «pegador» : acagaçado, mas armado em valentão, agora mais vale fazer peito ao bicho que lhe virar o rabo.
Estou como o outro

A um touro feito de pau.não importa virar-lhe o cu
Mas um touro embalado…vai-te lixar, vira-lho tu

---------------------//---------------------
Tens medo? Empresto-te o meu cão…

Este sentimento de chegar ao fim de um dia e assinar ordens de pagamento salariais de 28.000 contos! (150.000€), finda a libertação da preocupação que o antecede, permite um olhar interessante sobre as curvas (veredas) da vida.
Esfalfa-se um peregrino, dia e noite. Não para trazer para casa o salário do mês -que eu entregava religiosamente intacto em casa !-, mas só para ter tudo em ordem para que os outros o levem,no dia certo.
Ele(eu) -o peregrino - ainda se diverte a pagar a gasolina e o carro do seu bolso (e até o raio da multa da GNR por ter o carro parado no local do CASCI).
Lembra-me a definição de um ginecologista: -o tipo que trabalha o local onde os outros se hão-de divertir.
Mas é verdade. Não deixa de ser curiosa esta sensação de que a vida poderia ser assim: necessidades satisfeitas, trabalhava-se de borla.Na vida o que me deu sdupremo gozo foi trabalhar de bortla Deu-me sempre uma superioridade moral que compensou o esforço.
O mundo seria bem diferente, acreditem. O trabalho deixava de ser chato, uma condenação. Tornava-se um exercício -um desafio - onde se pugnava, não pelas caneladas a prodigalizar ao alheio, mas para nos distinguirmos pela qualidade do nosso esforço.
Sim! …: para sermos avaliados. De todas as maneiras e por todos os ângulos.
É por causa disso que me irrito com uns medricas que andam por aí, de panos ao léu, nas ruas….
----------//----------------
Viver ou fazer de conta…
Se eu quisesse pintar um quadro que retratasse a vida mais inquietada do mundo ,emoldurava um retrato qualquer, meu.
Estava feito!
Deixem que explique…,
Ingerida dia após dia a mesma comida, até a vitualha mais deliciosa acaba por enjoar. Com o passar do tempo, a vida que atrai, enche-se de insipidez, torna-se desenxabida .
Então tens de decidir : viver ou fazer de conta…
Desculpem,pois, lá, qualquer coisinha : ver assim as coisas ajuda….Oh! se ajuda…
Raios : para quem passou a vida a carregar o fardo de uma monstruosa imaginação, não custa de vez em quando sonhar que houve instantes de fugaz deleite.
Acordar e não saber se sou eu a sonhar com borboletas, ou se sou uma delas a sonhar comigo,ainda vale a pena.Por isso quero lá saber.Continuo como sempre.

Amanhã se acordar que seja a sonhar com a mais bonita e colorida borboleta do mundo .Se não sacordar....não tenham pena...morri de gulodice...
Aladino

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...