domingo, fevereiro 15, 2009

Não me resigno.
Mesmo que seja um confraternização exaltada de impotência


Que fadário estranho, este meu modo de vida.
Parece que a corro -e se corro! - Deixando pedaços de mim esparramados por esse fadário corrido.
Por vezes mais parece que nem sei pousar o carrego para poder gozar a beleza de um minuto eterno. O meu desassossego impede-me que pouse a trouxa sobre uma cachoeira qualquer. Pareço estar impedido de o fazer, por uma força qualquer de atracção que me atira e impele, a não parar.

Este deixar-me em pedaços, retira-me a veleidade de me dar a qualquer coisa de um modo mais consistente do que aquilo que estes rituais cívicos mo permitem. Insatisfeito ou contrafeito, o certo é que me não desligo desta natureza humana que encarno.

O CASCI choca-me .Perturba-me.

Ali está a efemeridade da vida em toda a sua expressão e dimensão. Olho para quase todos e de quase todos me lembro, ainda o tempo era criança, a vê-los galopar a vida ,pareciam imortais. Mas a natureza encarregou-se de os devorar. E agora parece que se alimenta ao mantê-los ainda vivos numa existência morta.
Eestão ali á «espera»; e eu de manhã, também .À espera do telefone a dizer-me :- olhe há outra vaga.E tem sido assim . A ceifa .Outra e outra …e eu olho atónito, os nomes começam a já nada me dizer e quando ao fim da tarde procuro com os meus olhos ,olhar para os resistentes, parece que de repente me desencorajo,como que dizendo : -sabes lá se «este» será um dos de amanhã.

O meu desassossego aumenta ; incomoda-me aceitar resignado este pesadelo .E procuro mentir à vida. Vão por isso começar desde já muitas iniciativas para Lhes arrancar um sorriso ,por tarde que seja.O tempo passa, mas eu quero ter tempo de ainda lhes arrancar um sorriso.
Eu sei que o tempo é como o vento : passas pátrias e fronteiras, nada o detém. Mas ele vai ter de parar aqui, por um bocadinho que seja.
Mesmo que seja um confraternização exaltada de impotência. Mesmo que seja batota.
Não me resigno.
ALADINO

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...