quinta-feira, outubro 29, 2009




IDEOLOGIA RELIGIOSA

Aos que me enviaram mensagens comentando o Blog Saramaguiano, uns enviando-me artigos de autores que pensam bem diferente de mim, outros comentando anonimamente o escrito (o que poderia neste caso ser bem evitado) e àqueles que replicaram, anuindo nuns pontos discordando em outros, apetece-me, em conclusão – ou talvez não - tentar clarificar o que penso sobre o problema religioso.
Devo começar por dizer que não me preocupo muito como problema existencial, e nele embrulho a minha falta de fé.Não me elogiando por isso, bem ao contrário – pois que não me preocupo com algo (que venha a seguir) que ultrapasse o simples penar desta vida. Ainda, também, «ninguém» me interrogou, se eu queria, ou não, outra «vida». Se mo perguntassem não perderia a oportunidade para impor condições.
O que me preocupa - isso é que é o ponto central da minha inquietude - é que a instrumentalização da fé, talvez mais exacerbada que nunca, possa levar às piores destruições da história da humanidade. Muito piores que todas as anteriores, algumas bem recentes.
Um outro Nobel da literatura, o nigeriano Wole Soyinka, afirmou aqui há tempo, «O fundamentalismo religioso será a bandeira do séc. XXI, como o racismo foi a do séc. XX»
Ora as diferenças de raça, já deu para entender, não trarão mais mal, expectável, à civilização. Quase poderíamos dizer ser assunto está ultrapassado.
Mas a ignorância e a intolerância, desmedidas e incontroláveis, as doutrinas de poder que estão por detrás do fundamentalismo religioso, essas são o desafio do século.
Esta instrumentalização da fé em formas de ideologias de poder remontam á noite dos tempos.
As ideologias fascistas e comunista foram as únicas que se meteram na história dos séculos, intrometendo-se entre as ideologias da fé, provocando, como aquelas, mortandades hediondas.
Hoje os terroristas vão substituir os fundamentalistas inquisitórios da fé católica, e de novo justificando a inspiração na religião querem pretensamente justificar todas as yihad, seja a que preço for. É difícil encontrar nos bastidores da História ideologias tão desencontradamente radicais: o Islão (Salafista) e o liberalismo ocidental (católico e protestante)
O problema é que como contraposição ao fundamentalismo islâmico, possa surgir um outro fundamentalismo católico, e ou protestante, que parece começar a aflorar, na defesa do seu Deus, literalmente ameaçado.
O fundamentalismo protestante, não o esqueçamos, é terrivelmente vingativo. Nos EUA o protestantismo é muito forte e pode virar extremismo. A proliferação de igrejas protestantes parece nunca ter acontecido como sucedeu depois dos acontecimentos do 11 de Setembro.
Ora sem me preocupar ou deter em leituras do passado, mais do que por simples interesse histórico, cultural, o que me preocupa é que a ideologia das religiões nos traga novos e muito mais terríveis holocaustos.
Com o «deus» bíblico, isso está provado, não podemos contar, como glosa Saramago -e eu apoio - porque a acontecer novo holocausto, agora seria uma luta entre vários «deuses», distraídos. E sei lá! se afinal, vingativos.
Aladino

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...