quarta-feira, janeiro 13, 2010

«A História das Embarcações Lagunares»

E assim se vão desenvolvendo(e cumprindo) as etapas. E estarei em breve em trabalho de parto, com todos os incómodos que tal situação acarreta.
Há pouco, há cinco minutos, chegou-me impresso o nº1 do livro «História das Embarcações Lagunares».


História Embarcações Lagunares

O «puto» tem raça e corpo.É a primeira avaliação que faço do figurino..
Agora começa uma tarefa desgastante. Ver, aumentar ,cortar ,corrigir, planificar, tratar roda-pés etc. etc. Gosto que as coisas que me saiem da mão sigam praticamente prontas para a gráfica. Lá limitam-se a dar-lhe um toque de disposição da ilustração, personalizado.

E assim se encerra mais um capitulo, que levou um par de anos a construir.


Sei bem o objectivo que pretendo atingir. Terá de ser o mais completo manual sobre a arte naval Lagunar, visa esclarecer -e desmistificar - muitos enganos e confusões. Para isso houve que ir ao fundo da questão. Por outro lado, tendo o livro, um anexo em DVD, com imagens tridimensionais que permitem uma definição absoluta de planos geométricos, para fins museológicos, dos planos de construção das mesmas ,há que perceber e definir como isso irá complementar a parte escrita.

Fico mais descansado. Suceda o que suceder, os que trabalham comigo sabem o que quero e como quero. Comigo ou sem mim, este livro verá o dia.


O ano de 2009 teve outros compromissos que obstaram a que o trabalho estivesse, nesta altura, totalmente concluído. Conto ficar mais liberto para intensificar a ultimação dos últimos pormenores.
E é já nesta altura que germina a ideia do que fazer a seguir. A escolha é difícil. Mas também sei que na altura própria, a ideia vai aparecer.

Ao menos hoje vale a pena comemorar comigo o acontecimento.

Senos da Fonseca

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...