segunda-feira, setembro 24, 2007

EU NÂO DIZIA ?!...

No passado Domingo,foi uma restolhda, com a A.S.A.E. a entrar abruptamente pelo marcado da Costa –Nova ,fazendo uma razia ,atirando para o lixo todo o marisco que estava à venda.

Ora há cerca de três anos –o tempo corre!- neste Blog, a propósito de demagogias propagandeadas pelo Sr Presidente da Câmara,então,alertamos do que poderia acontecer ,pois tudo parecia estar na mesma ,falando-se em Bilhetes de Identidade do Peixe ali vendido ,e outras palermices quejandas ,que agora se verificam, são, como quase tudo ,apenas exercicios de verborreia demagógica .

Atentemos, então, no Blog de 27 de Outubro de 2004
-------------------------------------------------------------------------------------

Volta a venda da chaputa na Costa-Nova

B.I. para os filhos da (CHA) PUTA ?...não ,obrigado…

Pelos orgãos de Comunicação Social ficámos a saber que foi reaberto o Mercado de peixe da Costa -Nova.Era de facto degradante, espelhando o desleixo desta autarquia que nos coube, o estado de calamidade a que se deixam chegar alguns equipamentos públicos ; degradante e preocupante, quando no caso vertente se trata de um equipamento que mexe com a saúde publica.
Trata-se de um mercado novo , inaugurado há menos de quatro anos que se deixou chegar a um estado tal de perigosidade que a mesma obrigou as autoridades sanitárias a intervir.
Depois da casa roubada trancas às portas :Só que há outras intervenções ,do mesmo nível e da mesma índole , a necessitar imediato correctivo que a mesma autoridade deve concretizar de imediato..Não sei se está ainda na memória de alguns a campanha da “menina pescadinha” com que a Gelmar pretendia, há décadas, fazer passar a imagem das virtudes do peixe congelado. Mas deve estar ainda presente -porque recente -, no espírito de todos a campanha onde em outdoors de grandes dimensões profusamente distribuídos pelo Concelho ,o BOSS da TERRA DA LAMPADA , numa atitude da costumada demagogia afirmava que a partir de então “o peixe vendido nos nossos mercados vai " TER BILHETE DE IDENTIDADE”. Lembram-se ? “PAROLES ...paroles .. paroles” diria o outro . FARÒFIA e só farófia.. digo eu ....Dinheiro esbanjado em propaganda do que nunca SE FEZ, NEM SEQUER SE TENTOU INSTITUIR. Demagogia; propaganda mentirosa que foi metida na gaveta. Tudo como dantes ...quartel general de Abrantes!!!
O Mercado da Costa –Nova não reunia –e desde logo na sua concepção - qualquer tipo de adequação ao fim a que estava destinado. Era um nado morto .Um projecto sem pés nem cabeça, sem dimensão nem conceito, disfuncional ,tosco ,desconfortável ,totalmente ao arrepio da modernidade ,salvo as pindéricas colunas às riscas que estavam ali “ achapadas”não sei para quê.Mais grave é que concretizado ,não se tenha tido ao menos cuidado na sua manutenção , limpeza e higiene ,compatíveis com o seu fim. Sem lavagem diária ,sem desinfecções periódicas ,o seu interior chocava ,como chocava o seu exterior ,onde o cheiro nauseabundo dos esgotos na sua proximidade , atestava a duvida patente do seu interior ; nos passeios os dejectos exibiam-se aos (desatentos e descuidados) utentes que nele procuravam confiadamente , sem identificação de data e ou proveniência –o tal B.I. -,peixe ou mais grave, bivalves e outros mariscos. Todos sabíamos que a maior parte do marisco ali vendido era de proveniência directa da Ria sem passar por depuradoras – que construídas ali ao lado estão ás moscas -e ou até, apanhados em períodos de proibição publicamente publicitados mas não respeitados, nem sequer fiscalizados.
O piso do mercado , cerâmico sem isolamento ,hoje totalmente desadequado,porque ajuda a retenção de porcaria ,apresentava-se invariavelmente porco; as condições para os vendedores eram minimalistas .. Não respeitados estes, desrespeitavam eles também, as suas obrigações e deveres . Local ventoso ,frio ,desconfortável ,é impensável que tivessem sido ali gastos tão recentemente , milhões de euros do erário publico. Ao lado, o sector dos verdes e frutas, misturado com a venda de panos ,louças e afins ,de circulação por vias sem saída ,é no mínimo impensável..
Agora , na venda do peixe , depois da propalada reabertura constata-se , que nada de novo foi feito :bancas, na mesma ;as torneiras de chuveiro já não existem passada que está uma semana; bancas mais higiénicas prometem-se para as calendas, e apregoa-se também para aí uma cozinha (?!); tudo afinal como dantes ; e tudo vai acabar na mesma quando para o ano nos depararmos com a situação de total incumprimento por parte da Autarquia , da obrigação publica de manter a higiene em níveis diferentes da situação terceiro mundista , que este ano foi patente a ponto de merecer reparos públicos. Pestilenta ,caixas de esgotos a verter para a rua ( que justificação existe para a batelada de dinheiro gasto num saneamento que não funciona?!- é o que conviria saber ),ratazanas que substituem os veraneantes numa marginal transformada em caixote de lixo , a Costa- Nova ,praia que já foi a jóia da coroa ,exibe hoje uma degradante imagem de um desleixo obsceno.
Quanto ao bilhete de identidade do peixe miúdo ,( que os peixes GRAÚDOS têm cadastro), não deve ser necessário .Que o peixe que lá se vende, disse-nos uma peixeira sem papas na língua , são os coitados filhos da (cha) puta.
Aladino

-------------------------------------------------------------------------

Bruxo ?

Não ,apenas bom observador.

Então onde estão os B.I do peixe e marisco?

Onde está a tal cozinha ,necessária para a venda de marisco cozido?

Parolles…Parolles …são só…Parolles …

E O PS onde está? Continua em férias? Nada diz ? Nada denuncia?

A TERRA DA LÂMPADA VOS CONTEMPLA.


Aladino

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...