quinta-feira, fevereiro 28, 2008





Aviso da Paróquia

Lembrem-se que quinta-feira começará a catequese para meninos
e meninas de ambos os sexos.


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ASSIM NÃO VAMOS LÁ...
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Como certamente muitos portugueses segui com a maior atenção os «Prós e Contras», de segunda-feira passada.

Problema terrível este ,em que desde 1974 andámos a brincar ao ensino ,destruindo muito de bom que, apesar de tudo, existia .Por exemplo :- o verdadeiro empenho dos professores ,que mesmo mal pagas exerciam com a maior dedicação o seu mister.

Destruiu-se só …e nada se construiu de válido.

Em nome da Liberdade os professores perderam toda a autoridade .Também por serem todos iguais –e todos muito bons ! assim se clasificavam entre pares- a maior parte deles nunca mais soube o que era se actualizar ,estudar , ou preparar-se ,para, com proficuidade, transmitirem o que deveriam saber ,mas que de facto não sabiam.(Claro que há muitas, muitas excepções ,mas esses não estavam lá …nos P&C)

A molhada levou a que os ditos conselhos directivos nada mais fossem que grupos de amigos, prontos a facilitar a vida aos colegas ,num nacional porreirismo em que somos especialistas e que levou à indecorosa falta de assiduidade do professorado que deve ter batido todos os recordes de outra qualquer actividade.

Então como as regras se pretendem mudar ,surge agora a indignação.

No debate uns deliraram optando por adjectivar em circunlóquio .Provar o que se dizia:-nada. Provar afirmações zero .Sabiam porque ouviam dizer .Talvez bons profes ..mas péssimos alunos .Se aqueles eram a amostra dos professores que temos (salvo o Prof. Arsélio),então não se poderia dar pior e mais indecorosa imagem da classe.

Brilhante o Prof Arsélio, nosso vizinho, o que nos honra, porque era o único que sabia o que queria e porque pareceu de imediato ser o único naquele grupo açulado – então aquela prof da Moita que lia a adjectivação era pior que uma pittbul- que falava pela sua cabeça ,com ideias próprias (o que levou á indignação dos colegas quando lhe foi dada a preferência –e bem! –pela moderadora ) pôs com equilíbrio dúvidas que terão de ser avaliadas .
A Ministra foi , além do Prof A. ,outra que falou pela sua cabeça .Com serenidade difícil de enroupar com tanto fel vomitado ,era uma das únicas que sabia bem o que queria. E mostrou à saciedade como há um monte de demagogia que sobrenada este importante e definitivo problema que urge resolver ,sem o qual não iremos a lado nenhum .

Resolver divergências ?:-claro .Ver como aliviar a burocracia ? óptimo .Nenhuma grande transformação nasce isenta de defeitos. Corrige-se ….andando…, identificando processos e agilizando procedimentos. Faz-se, fazendo-se.

Lá virão, agora , as marchas de protesto.

Mas esta classe profissional que pensa ter direito a emprego saído da Faculdade, sem se sujeitar a análise de vocação e ou a preparação pedagógica dirigida, e que parecendo dizer querer ser avaliado –sendo certo que não o quer, mesmo !-um dia vai ter o desgosto de se ver encurralada na Escolas com os Pais e alunos açulados contra o seu reaccionarismo.Ouviram aquela posição do representante das Assoiciações de Pais?
Agora querem convencer-nos que está em causa a Liberdade. «Liberdades»...talvez

Aladino

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