terça-feira, agosto 25, 2009

COLAGEM

Uma tarde em que não passei o tempo. Deixei apenas que o tempo deslizasse sobre mim, à espera não sei de quê.Talvez, absurdamente, de nada.
É !...vamos começando a nos habituar a tardes como estas em que o desapego nos tolhe,em uma obediência de espera, de nada.

E contudo a porcaria dos telemóveis, e até a Internet, vão-nos ligando à vida. Tudo preso por fios. Ou já nem isso existe porque tudo paira confusamente no ar que respiramos.
Com o livro pronto (entregam-mo terça-feira,se for será, se não for paciência ) a «Costa-Nova» fica arrumada para os outros.Para mim nem tanto.
Alguns apressados vêm buscar fotografias e depois trazem–me álbuns para eu ver. Hoje a tecnologia faz coisas maravilhosas.
Outros ganham finalmente coragem e olham para o que têm e vêm, e querem saber mais. Num ou noutro Blog, e por antecipação, começarão a palrar sobre o assunto. Olho para tudo com uma curiosidade alheada. Distancio-me.
Sou absurdamente diferente. O meu desassossego leva-me a acrescentar, sempre e sempre, algo à vida. Para outros a vida é simples. Nada se acrescenta. Cola-se.
Vive-se do «COPY» and «PAST».Nada se constrói de raiz.
Depois há coisas impressionantes.A necessidade de se viver numa sede de protagonismo febril.Sem primeiro se fazer uma auto-avaliação da medida exacta do que somos.

------------------//---------------------
O QUE TEM DE SER QUE ACONTEÇA…

Tardes como esta envolvem-me com o seu silêncio para não me estragar, ou perturbar, tudo que me perpassa pela cabeça.
Parece que (eu) estar, assim mudo a meu lado, me dá a ideia da minha total transparência. E vou pondo deste meu cantinho, de uma intimidade toda minha -só minha! - os olhos sobre tudo que mexe lá fora. Por vezes tenho a sensação de que não olho. Mas sonho.
E o que tem de ser: que aconteça. Sempre hei-de querer ver esse lugar onde não se vê. E só então, lá, fique a perceber o mundo a que pertenço. Porque neste me não entendo.
Chorar? Talvez. Mas se eu desse para chorar agora, toda a ria cabia inteira nos meus olhos.
E diria aos meus mortos: ouçam lá não voltem a morrer…deixando a meu cargo sonhar convosco.
----------------------/---------------------

«CANÇÃO DO MAR»

Peguei – já nem sei bem porquê- uma vez mais na «Canção do Mar». Intriga-me aquele texto de GR. Sempre me intrigou. E só aos que não sabem ler, não pode deixar de intrigar.Há quem diga que uma fotografia vale por mil palavras.Coitados.Não as sabendo dizer,como é que as poderiam ler ...ou ouvir!
Porque por vezes ,em momentos como este, parece-me ouvir no som da voz do mar, uma voz que não é a dele. E que de repente se concentrarmos todos os sentidos nela: -cala-se!
Parece ser uma voz vinda lá do fundo, de onde se libertam as ondas, de onde se criam as tempestades, de onde a morte recolhe os afogados.
Ora hoje parece-me que vem de lá um queixume onde distingo a minha alma amortalhada.
JF

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...