segunda-feira, agosto 17, 2009

A ESCOLHA NÃO É ENTRE PS + (?)...MAS PS- E O RESTO.


Eu não sou,nunca fui, um indefectível de ninguém, nem de nada.

De Sócrates, admiro(muito) a sua vontade.
Gosto de tipos como ele, a entregarem-se de alma e coração(e corpo), a lutar por convicções, a bater-se corajosamente mesmo quando a sorte vira completamente o sentido do jogo. Mesmo atingidos os noventas minutos, vai a todas, com a mesma vontade com que começou, a saber perfeitamente que nisto de politica, ou vence-se, ou morre-se. Não há meio termo.

O seu Governo, foi sem duvida o melhor desde 25 de Abril. Houve mudanças estruturais que nunca, antes, tinham sido, sequer, equacionadas. O facto da dita esquerda radical lhe cair, despudorada e demagogicamente em cima, é prova disso mesmo. É inegável que a reforma da Segurança Social foi uma delas.Com pleno êxito. Matéria de transcendente importância que só por si marcaria(e bastaria)para uma legislatura. E no «Ensino» muita coisa mudou, para melhor .E se mudou .É óbvio. Não podemos julgar, influenciados, apenas, na melhor ou pior aceitação dos Professores em relação à avaliação. A extensão do inglês a todas as idades escolares,o Magalhães – só mentecaptos podem duvidar da revolução que esta iniciativa vai causar no futuro-,a reorganização do Parque escolar,a entrega das Escolas a directores para assim restabelecer a capacidade de decisão e autoridade na Escola etc, etc,foram factos inegáveis, de validade indesmentível. Porque a verdade manda dizer que o ensino se transformara num lameiro. E que só uma ideia corporativa, cega e surda,sem querer qualquer tipo de co-responsabilidades, assumidas, exaltada por um Sindicato fundamentalista,totalmente à revelia da realidade dos tempos ,pode achar que um enquadramento dos Professores, baseado numa avaliação coerente(não o é hoje ainda mas virá a sê-lo), foi crime de «lesa profissão». Poder-me-ão dizer que a metodologia da avaliação é confusa ou complexa. Corrija-se,pois um sistema de avaliação, seja de que for, não se faz assim do pé para a mão.Há que o pôr em prática,monitorizá-lo e, claro, introduzir as correcções que se entenderem necessárias.Há que fazer...fazendo.
O Ministro das Finanças foi (de longe) o melhor Ministro desta área ,no pós 25 de Abril. Sóbrio ,seguro, sabendo muito bem o que queria e por onde ia, foi, meta a meta, excedendo as expectativas. E este País pareceu mesmo querer dar o salto definitivo, o ir além da Taprobana(leia-se Pirinéus).Até que a maior das crises financeiras de que há memória, vinda do exterior, veio, acabou como não podia deixar de acontecer, de atingir em cheio o nosso País, afectando e de que modo, a sua economia real. Até tal acontecer o Governo de Sócrates fez o que nenhum outro foi capaz de fazer. Portugal começou a respirar. Mas e mais :começou pela dinâmica das novas tecnologias a indiciar que Portugal tinha uma palavra a dizer no futuro da Europa.(já aqui falámos dessa capacidade)

As energias renováveis foram uma mira totalmente certeira, e Portugal tem hoje, nesta matéria decisiva, um lugar de destaque na Europa.
Foi portanto pena que a crise viesse estragar parte do trabalho feito.
E pena ,muita pena, que os Partidos não desprezassem o acessório – a chicane política- para se colocarem de acordo em relação a algumas matérias essenciais: investimento, emprego,politica social de combate à crise e Justiça(sim porque a Justiça não pode continuar a funcionar em roda livre ,como funciona).

O tempo para o período eleiçoeiro-do bacalhau a pataco- esse viria sempre, e então aí, cada um caçasse desbragadamente os votos usando todo o tiupo de exercício demagógico.
Na grande maioria dos Paises Europeus,o combate á crise fez-se com co-responsabilidade.Pois que não havia outros meios diferentes para atacar a crise.

As resposta postas em prática, e que tiveram,cá, a oposição demagógica de todos,sem perceberem o essencial,não fora a forte determinação de Sócrates, não teriam sido levadas à prática.Ainda hoje estaríamos a discutir o sexo dos anjos.
Aqui-em Portugal- até parece que o problema do desemprego foi culpa exclusiva de Sócrates.Onde é que o problema teve contornos diferentes,apetece perguntar aos distraídos?
Ora manda a verdade dizer que se esta crise nos apanhasse no tempo daqueles governos de trapalhada ,não só o caso viraria catástrofe como ninguém dentro daquele período era capaz de tomar medida que se visse ,como bem se demonstra pela total falta de propostas do PSD.
Que a crise é geral e interligada,vê-se; -logo que um começa a respirar e sai do ventilador ,logo por arrasto os outros o seguem.
O importante para nós é saber se estão tomadas medidas para não deixar(aqui e em todo o lado)reaparecer de novo «as bolhas».

Mas também importante é decidir a quem vamos confiar o País.O País não pode ser governado por PS+-não adianta estarmos a falar, levianamente, de possiveis soluções,no caso de...
O PS tem ,como Sócrates indica,e em nosso entender bem ,que escolher entre PS e o resto...
Em democracia urge assumir responsabilidades.

SF

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...