domingo, agosto 23, 2009

Os Rios que quis levar ao Mar…

Espaço,
Galáxias;
Eu sei lá
Exactamente até onde vai o espaço sideral?
Não cabe em mim a noção do infinito, sem fim,
Por onde se passeiam vias lácteas
Errantes.
Penetrar num daqueles buracos negros
Ao encontro de um momento já passado,
Soterrado na massa ultra densa, inerte,
Tão negra como mil sóis apagados,
Furacão de sombra errante no infinito,
É regressar a uma nova infância.


Assombro-me( !) ou caio em paz ?,
Ao perceber que tudo comecei e nada dou por concluído
Fico quieto no silêncio à procura do infinito da razão.
Saio destas noites, sereno, mais convicto e reforçado
Que por muito que a vida esteja já puída
Ainda bate seguro este pobre coração
Á espera de uma nova alvorada
E outra …ou outra …ou outra ainda
De onde brote minha vontade renovada.


Sou eu próprio, assim, um mistério
Em contínua feitura, fazendo-me.
Sem um Deus que me guarde no seu Império
Ou uma Nau que me leve p’ra «ilha afortunada»
Para lá viver, aquém, na bruma
A sonhar
Com os rios que quis levar ao mar
Deixados encalhados na praia,
Feitos espuma.
SF (Agosto 2009)

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...