quinta-feira, agosto 30, 2007

AMAR SEM AMOR…


Incrível . Ter uma vida «a coisa» em frente dos olhos, e só tardiamente olhar para ela ,para lhe descobrir o sentido .

Explico .

Na casa da Costa Nova ,nas paredes, mantêm-se desde a sua origem uns quadros de que gosto muito . São os únicos de sempre,a não terem sido mudados .São eles, o retrato de Allende (trabalhado) e o painel dos «Direitos do Homem» de Thiago de Mello ,feito em 74, em Santiago do Chile .Este ultimo colocado em um local em que todos os dias -mas todos!- o vejo.E mais do que uma vez,ao dia .Li-o pois, sei lá (!), centenas e centenas de vezes.Notável ,a tábua .

Ora hoje dei por mim a lê-la uma vez mais e ,de repente, voltar atrás a reler o seu

art 12º


Decreta-se que nada será obrigado nem proibido
Tudo será permitido
Inclusive brincar com os rinocerontes
E caminhar pelas tardes
Com uma imensa begónia na lapela

Paragrafo único :

Só uma coisa será proibida
Amar sem amor


Thiago de Mello diz ser proibido .Há tanta coisa proibida que é feita.

Esta proibição , por defeito um direito intocável do homem –e obviamente da mulher – é deveras complicada de aprofundar .
Porque em primeiro lugar, eu queria ,era ver definido o que é «essa coisa de amor».
Para depois ,confessar ou não ,o meu pecado ,se o foi .

--------------------------------------------------------------------------------
TRAJANO : O MELHOR DOS CÉSARES


Quando andei a á procura de saber um pouco sobre Plínio «O Velho« (vidè «Ensaio Monográfico» fui parar a Plínio, «O Jovem », amigo e funcionário(delegado) de Trajano .Tive então a felicidade de ter entre mãos uma biografia de Trajano ” o melhor dos Césares” ,ali se afirma e se explica .
Não tinha minimamente esta ideia . Modo deplorável como aquela História nos era impingida no Liceu.

Tenho pena de ter sido ,assim ,tão mal formado.

Para além de me ter apercebido que nisto de Césares era comum a adopção -o que não deixa de ser curioso ,demonstrando, clara e inequivocamente que nem sempre «os de sangue» merecem o «podium»da escolha- ,constatei que Marco Ulpio Trajano ,de ascendência hispânica (clan dos Ulpios) ,foi um César perseverante , justo e nobre .Paternalista ,mesmo num sistema autocrático .Que por exemplo estabeleceu a distribuição de o alimenta aos meninos pobres e o incremento do congiarum, a provisão gratuita de comida em toda a Roma ,que baixou os impostos ,e que substituiu a guarda fanática que protegia o Imperador,por outra menos radical.

E que ,por isso ,se deu ao luxo de ser o único César que passeava sem guarda pessoal ,pelas calçadas de Roma .Um César ,ainda por cima ,clemente,era amado pelo seu povo .

Tive oportunidade (e deleite) de apreciar em detalhe os pormenores arquitecturais das Termas de Trajano .Fabulosa a construção .Onde já se inseriam pórticos de dimensão notável, com a finalidade de suspender tectos envidraçados, para prover luz indirecta .Cúpulas de sonho, numa cidade já cosmopolita ,ruidosa e cheia de contrastes.

Diz-se que Trajano arengava maravilhosamente ao povo,ao explicar as suas reformas .sociais ,politicas e administrativas .Foi ele que criou o corpo dos Curatores, espécie de auditores das autarquias de então, especialmente das que tivessem problemas económicos.

A César o que é de César.
A Sócrates ,o que é de Sócrates .
Filosofar foi no outro tempo .Agora é preciso fazer .
Mesmo se ,como Trajano ,que se às vezes reagia autocraticamente , mantinha contudo os Senadores,( sempre) informados das suas decisões.

------------------------------------------------------------------------------------------

A ESTEVES, O QUE É DE ESTEVES…

Não sei se têm dado por isso .De há uns tempos para cá –depois de fixadas as directas no PSD- em todas as edições ,o Diário de Aveiro ,insere uma página de publicidade dedicada a Ribau Esteves .

Promove-se ,enfaticamente o Museu , com atoardas de números fantasmagóricos de visitantes –mesmo se para promoção pimba . Promovem-se gongóricos futuros acontecimentos (Tall Ships para o ano) ;explica-se a ausência do Creoula, e promete-se, para o ano, o seu regresso . Anuncia-se o Parque de Oudinot , para o ano ,como parecendo obra exclusiva de R.E. (e a APA?..não dá nada para o peditório ...) etc .etc..

De onde vem esta freima e onde acabará?
Observador atento, percebe ,contudo a marosca.
Ribau Esteves envolveu-se numa luta partidária ,de «vida ou de morte» .Foi mesmo nomeado caceteiro de serviço ,no que diga-se ,é especialista. Mas a sua «luta » não é nacional .Não .É distrital .

Se Menezes ganhar óptimo (Mãe !..Enfim !, sou ministro..)
Se perder, nem tudo é mau . Lá estarão daqui a dois anos .
Mas o busílis é no Distrito .Se perder em Aveiro, é vergonhoso (ele próprio hoje diz o mesmo de Marques Mendes) .E se ainda por cima empatar em Ílhavo,então :- é o fim!.

Quando hoje diz que um Presidente do PSD tem de ser alguém vindo de uma Junta de Freguesia ou de uma Câmara (vide Diário de Aveiro ,de hoje ) ,não há ninguém que lhe responda :

- Então a que junta ou Câmara pertenceu Sá Carneiro, e ou o Aníbal?

Ou será que ele terá razão, e será por isso que aquele partido é rasca, desde o nascimento?

Mas uma pergunta :
-Quem paga esta publicidade de promoção pessoal, para fins eleitorais partidários ?

Estes amigos do P.S andam mesmo de «vacances»

------------------------------------------------------------------------------------
A PORRETE AQUILO VAI…

Na resposta de Ribau a Marques Mendes ,acima citada ,pode apreciar-se um novo modo de auto panegírica adulação .
É citado duas ou três vezes Élio Maia, (a quem se esconde a mão depois de atirar a pedrada) ; é citado duas ou três vezes MM, a quem se quer lapidar; mas refere-se o «Eu» –Ribau Esteves – uma meia dúzia de vezes .
Este tipo é multi-orgásmico. Um incontornável Study Case.
A pedrada começou . E ainda a procissão vai no adro .O «peqenino que se cuide ,quando choverem as tropelias ,tipo «desequilibrado mental»

E os vivas finais !
Oh …que bacoco populismo.
Volta Santana .Estás perdoado …

Aladino


Aladino

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...