quinta-feira, outubro 11, 2007

ALGO COMEÇA A FICAR MUITO NEGRO …


Leio, nas linhas e na entrelinhas ,que temos de admitir ,sem tergiversações que algo vai mal neste Pais que parece soçobrar, sempre que está à beira de bom caminho.Não conseguimos levar as coisas até ao fim .A pouco e pouco parecemos cansados ,desiludidos …e adiamos.É a todo o titulo lamentável a falta de habilidade politica de Sócrates ao ter feito os comentários que fez .Por verdade que estivesse a afirmar –e é –,os comunistas têm direito a manifestar a sua oposição, como outros têm direito a elogiar .Poderia, pois, ter encarregue um dos seus subalternos, para dizer o que disse .Claro que estes sindicatos são de um ridiculo atrozVejamos .Como é possível que estes senhores passem uma vida sem dar uma aula ,sem efectivar reciclagem ,mantendo-se, eternamente, a ocupar o lugar na estrutura sindical .Mas como deve ser difícil ,contudo , vomitar o disco partido , que em trinta anos não mudou a letra da canção .Este tipo de sindicalismo já só pode funcionar com a função publica .Os «Picanços»,os «Sucenas » e restantes « compagnons de route» ,repetem, ano após ano, as mesmas frases ,os mesmos slogans ,os mesmos impropérios .

------------------------------------------------------


COMEÇA A TRAULITADA …

O novo Presidente do PSD não encontrou outro assunto mais importante para se fazer ouvir na primeira intervenção antecipada ,do que vir falar grosso ,exigindo imediata comparência do Governo, para saber o que se teria passado, na imputável intromissão de agentes da PSP, às instalações do sindicato .Haveria, certamente, coisas muito mais importante para começar a sua missão, do que se colocar em bicos dos pés. Melhor faria ouvir os factos esperados ,e após inquérito, só aí, então, se aquele não fosse esclarecedor, então sim !:- gritar "à que d’el Rei".
Promete, pois, o PSD : para a traulitada tem lá especialistas da mais fina água .Aquilo vai passar a ter cena dignas (?), a fazer recordar«O Malhadinhas» e o seu porrete ,tudo varrendo à frente.-

-----------------------------------------------------------------------------------------
POUCA VERGONHA …DESTES FALPÓRRIAS

Pasmei – se é que já alguma coisa me faz pasmar - ao ler as declarações de um tal presidente da Liga de futebol (Hermínio Loureiro )que há dias tinha jurado eterna fidelidade a Marques Mendes –sendo até seu mandatário –e ontem veio, a correr, estafado! ,dizer que tinha mudado. Afirmando –pasme-se! - que tal era habitual em democracia .Que vergonha .Que falta de ética ;que rastejar sem vergonha .Só para continuar a recolher as migalhas.Logo outro –o actual presidente de Viseu -, também ele do outro lado, agora até se veio oferecer para mudar os pneus ao carro do Presidente do Partido.Cambada de desavergonhados ;biltres.E assim vai este País entregue a esta pandilha sem escrúpulos ,sem moral ,sem ética, uns falpórrias falsídicos.----------------------------------------------------------------------------------------------

«Ílhavo –Ensaio Monográfico»-Nova Edição

Esgotada no primeiro mês, a primeira edição do «Ílhavo –Ensaio Monográfico»,perante o pedido de livros que caiu sobre a Editora ,na reunião tida hoje no Porto, fixou-se uma nova edição para Novembro.
Enfim! : valeu mesmo a pena .E foi assim .Se fosse como deveria ser….Não pensemos nisso.

E curioso, é que me foi perguntado o que havia de novo para publicar ?
Há;claro que há …Em avaliação para saber se vale a pena.
-----------------------------------------------------------------------------------

História 1


Com um professor de História que simpaticamente me inquiriu sobre «o meu gosto» pela mesma, falámos dos critérios que segui no Ensaio: dar importância ás transformações sociais(que antecederam os factos, provocando-os, e às consequências, que originaram),mais do que aos factos, em si.
Expliquei :A História não é uma ciência exacta ;e o que parece evidente, hoje ,já o não é, amanhã .
Por exemplo ,adiantei:
Andaram-nos anos a falar da missão de Egas Moniz ,ao apresentar-se em penhor ao Rei de Castela.

-E então ,não foi ? -inquiriu-me com espanto ..

-Pois parece que não .E não me parece importante .
Nem Egas Moniz tinha nada a ver com isso- respondi a sorrir .O importante não foi o facto - mas a estratégia seguida ;os motivos envolventes -que permitiriam ao Infante, qualquer que fosse o resultado da escaramuça, resolvê-lo diplomaticamente .Isto é ,os factos devem ser alinhados cronologicamente ,mas o importante é reconstituir o contexto .E aqui são fundamentais, à falta de documentos ,os mecanismos dedutivos -tentando perceber como se processou o mesmo .Só assim perceberemos o importante.
E por ali ficámos a conversar .
Julgo que me expliquei, o suficiente para me fazer entender,sobre o modo como gosto da História.


ALADINO

Sem comentários:

  FREDERICO DE MOURA De novo veio à baila Frederico de Moura, a solicitação de mestranda para recolha de informações. Boa altura para o traz...