sábado, março 15, 2008

NINGUÉM QUER ANDAR ÀS ARRECUAS…

Não!..não gostei liminarmente do que ouvi, há pouco.
Não o que o representante da Fenprof disse, mas o que disse o Secretário de Estado :-que a avaliação para os 7.000 professores que se irá fazer este ano, «será a possível». Eventualmente diferente de escola para escola, agilizando o acto julgador, adaptando-o às capacidades possíveis, existentes, em cada uma delas.Isto não é, rigorosamente nada. Não há avaliações simplificadas, diferentes na aplicação ou na forma. Assim não é nada. É tão desmotivante como não a fazer.

A avaliação é um caso muito sério, acto pleno de responsabilidade. Por isso não aceito diferentes maneiras - escola a escola – de as fazer.Aceitava melhor uma cedência para adiar, desde que houvesse um compromisso assumido por todas as partes de que seria implementado, universalmente no próximo ano ,com empenho de ambas as partes.Salvo que este episódio não signifique senão um estádio do acordo que virá aí.

A disponibilidade de ambas as partes em continuarem o diálogo, cheira-me a isso, depois de o sindicato ter dito que hoje era o dia do sem regresso.

Ora para já também poderemos dizer, houve recuo dos Sindicatos.

--------------------------------------------------

AMIGOS SIM, MAS …«SEMI-VELHOS»

Nesta fase da vida em que me encontro há que ter selecção nas amizades que ainda se vão fazendo.Explico,desmotiva-me fazer amizades de última hora com pessoas da minha idade;ao contrário motiva-me ,ainda, fazê-las com pessoas mais novas .Mas não muito.
porque,

se o novo amigo for da nossa idade - ou mais velho - há fortes probabilidades de virmos a assistir ,doridos ,à sua partida .Estou cansado disso.

mas,

se o novo amigo for muito mais novo, perante a nossa provável antecipada partida, dirá«o velhote lá foi ;já tinha que lhe bastasse .Foi na idade».
Gaita, que falta de respeito!
Mas se o novo amigo for mais novo –mas não muito ! -olhará para o passamento com respeito, porque,interiorizará :- « bem ;é tempo de começar a meditar que esta hora chegará ,também ela, a mim ,mais cedo do que parece». E como começa a ver o tempo - e a terra !-a fugir-lhe debaixo dos pés - e talvez e só por isso- ao menos mostra-se respeitoso.
Ao menos …porque lhe pode acontecer o mesmo.
Sendo assim , novos «amigos»,a suceder ,só «semi velhos» que o mesmo é dizer ,poderem apor o letreiro de «semi novos».

Como os automóveis.Com garantia e tudo…

-------------------------------------------------------

BOA MALHA

Caso curioso que não interessa, aqui, particularizar, trouxe-me à ideia como deveria ser interessante, escrever, debaixo de férreo pseudónimo (não como o Aladino, escancaradamente denunciado).
Gozava-se com as apreciações que se iam ouvindo. Deixávamos de ser confrontados com hipocrisia; intuímos fonte sabida que quem apreciava, apreciava pelo conteúdo e não pelo rótulo do autor.
Ora foi sem querer, que recentemente me defrontei com tal situação do anónimato.Foi engraçado.Surpreendentemente engraçado.Boa malha.
E que teve o supremo gozo de nem ter soido jogada por mim . Que não foi jogada por mim.

------------------------------------

A «Pinta Cristos»


Ontem deu-me para passar ao papel, esta figura popular de Ílhavo, da primeira metade do séc XX.
Delirei com o que estive a fazer .

E chegado o momento do diálogo entre o abade Francisco dos Milagres e «o Cristo», ri-me a bom rir,sózinho e comigo próprio.Este é que é o verdadeiro climax orgasmico do acto de escrever.

Um excerto Cristo :

- que leva a Srª do Rosário escondido debaixo do cabelo, Francisco?

- batatas senhor ; batatas da« Maria» que Te pinta,Senhor...responde o Pª Francisco dos Milagres....

ALADINO

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...