quarta-feira, janeiro 23, 2008

AVISOS PAROQUIAIS (2)


" As reuniões do grupo de recuperação da autoconfiança são nas sextas feiras, às oito da noite. Por favor, entrem pela porta traseira".

------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------
EURÍPIDES

Nós, por cá, também tivemos um Eurípedes. Boa pessoa, por quem, apesar de alguns desencontros, tinha respeito e simpatia. Pelo menos numa coisa acreditava nele: no querer muito às gentes da sua Terra.

E apesar dos desencontros, um dia vim a saber ,que, quando Presidente da Câmara, teria, nessa qualidade dado (só) boas referências de mim, à PIDE. Quando lhe foram solicitadas no exercício do seu cargo, o que era habitual, antes de 74. Encontrei-as escarrapachadas no processo da PIDE que me veio parar às mãos. Ainda bem que foi naquele tempo. Se fosse hoje, estava feito oh!.. bife.
Bem; mas não eras isso que pretendia hoje, aqui, falar .Não ..
----------------------------------------------------------------
Mas sim de um outro Eurípedes, o da literatura grega. No seu teatro, quando coloca na boca do seu Teseu, em resposta à pergunta «onde está o rei da tua cidade »,a seguinte resposta .

«Fica a saber que aqui não há rei, pois a cidade não é governada por um homem só»(….).
«aqui a liberdade está nas palavras : quem quiser dar um bom conselho à cidade, que avance e fale».

Olhem se perguntassem a alguém cá no burgo onde estava o seu rei, aposto que a resposta de um qualquer tseu indígena, seria :-em Lisboa.
Sem duvidar, por um minuto que fosse, que tinha um Rei..

----------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------

UTOPIA…Escoa-te devagar

Mas já que estou com a mão na massa ,e porque de vez em quando me lembro da «Utopia», e de quem dela fez conceito de vida,pergunto:

Será indispensável que uma concepção ideal seja completamente realizada?.

Eu penso que não, pois se o fosse, logo que conseguida, deixaria de haver diferença entre o real e o ideal ,e o élan desvanecia-se. O Utópico precisa sempre que a sua utopia se não cumpra. Por isso esse estado de alma tem contornos irracionais. E ainda bem.
Ílhavo, não este, mas o que eu e Ela queríamos,continuará a ser, pois, o meu «topos»….

-------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------
ÍLHAVO HOJE

Qualquer coisa próximo daquela definição do pensador:

Onde a arte de fazer politica é a arte de criar rebanhos, que se dividem em animais cornudos e não cornudos; e estes em bípedes e quadrúpedes. A politica,aqui, é pois a arte de conduzir bípedes sem cornos e sem penas(o homem).

Um galo depenado, será isso?

--------------------------------------------------
--------------------------------------------------
CRÍTICAS

Abeirou-se de mim, um pouco façanhuda, pensando magoar-me ao dizer:

-Não gosto nada dos seus Blogs
-E que culpa tenho eu disso..:
-respondi
-Como não ?!..retorque um pouco espantada
-A culpa foi dos seus Pais, minha cara - disse-lhe entre o sério e o gozo.

Mas, verdade: eu não peço que me leiam; e lendo-me, muito menos peço, que concordem comigo.

--------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------

MAIS CRÍTICAS


Outro conterrâneo abordou-me, para me dizer:

-Sabe hoje a técnica dos Blogs é a de terem mais fotografia e menos palavreado.

-Sei disso, meu caro, respondi. O problema é que quando comecei a escrever, só havia fotografias a preto e branco. Olhava-se mais com os olhos, e pensava-se com a cabeça. Hoje, olha-se com a máquina fotográfica, e escreve-se com os pés.

---------------------------------------------------
---------------------------------------------------

EMBRIAGADO

- Esta ria da Costa Nova embriaga-me os sentidos, dizia-me..

-Oh pá, ainda bem que apanhas uma borracheira de água. Passa-te quando atravessares a ponte.
Por isso bebe à vontade -
disse-lhe eu

ALADINO

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...