quarta-feira, janeiro 02, 2008




Recomeçar em 2008




O Blog esteve inactivo desde Novembro, para recolha e edição em opúsculo.

Tempo de o recomeçar.

Será porventura, útil, repescar alguns factos que o final do ano reservou e que não puderam ser registados.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Domingo,2 dezembro,2007


A morte, afinal, existe



E sem que fosse ainda Primavera

Cobriram-Te de flores

Fazendo de Ti uma criança.

Parava ali a dádiva da Tua vida

A morte, afinal, existe!

Mas sossega:

Apesar dela, o mundo avança.

A luta foi cheia de sentido

Quando transformaste dores, em sorrisos

Nos rostos de tantas crianças.



Ninguém poderá destruir as pontes que Te levaram ao sonho

Nem os passos com que calcorreaste as veredas sinuosas

Com fantasmas espreitando a toda a hora, medonhos!...

Toldados de rancor e desamor, prontos a lançar suas verrinas insidiosas



S. F.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Algures entre 2 e 24 de Dezembro 2007
A vida não pára.....
E lá vou emergindo do assombro .A tentar explicar-me que tudo isto talvez faça sentido .E logo me revolto com tal ideia.O facto é que, perante certas pessoas singulares,parecemos, por vezes, ainda acreditar que haverá excepções à regra .Estúpido(?!) não é...mas que hei-de eu fazer...
Agora a certeza:a morte é morte.Fim.Fim de caminho ,de viagem,inexorável separação para sempre.Quem acreditar noutra coisa,não a desminto .Felicito-a.
Não me dói por isso a alma ,porque a não tenho .Mas doem-me os sentidos que me esclarecem o imutável da realidade.
Mas lá que gostei de ter sido um espectador privilegiado daquela vida de pertinácia ,querer,ousadia e dádiva,lá issogostei.Sempre a apreciá-la a cavalgar em cima do sonho.Nunca a perguntar-se se tinha forças para ir tão longe.Não perguntava,pela simples razão de não duvidar que tinha.Para isso,e muito mais.
E tinha.
Até onde poderia ir? Não que me pergunte por via d' Ela, ao não ter ido mais longe .Não.Mas tão só,por descortinar o mal que poderia ter sido evitado ou simplesmente amenizado a tantos outros,não fora a tacanhez oligarquica de meia duziade títeres demitidos da consciência.E outros tantos piolhosamente abúlicos,exilados em si próprios.
Repito:morreu como as boas árvores -de pé .Por isso pouco importa a morte em si .O importante foi a coerência existencial com que viveu.De uma nobreza exemplar.
Ponto final!
Que a hora não é de florir o passado.Mas a de acreditar-mesmo duvidando-que vai haver futuro,que já não serei eu a cantar,mas que outros hão-de ousar.
S.F
----------------------------------------------------------------------------------------
(Nota :O Natal 2007 foi incluido na edição .Não foi ,contudo, publicado no Blog .
Para os de fora, aqui fica)

NATAL 2007

Trazes notícias da fome
Que corre no Chade, Nigéria …
Onde meninos tristes
Andam à solta sob a fúria dos homens,
E com eles corre a miséria
Que por todos os lados existe.
Triste notícias trazes contigo
E nos vens dar, hoje, Menino…
Nesta noite em que a solidão
Nos cerca como um muro

E nos leva a crer
Que é inútil lutar ;
Que tudo é em vão
Que para o homem só a guerra

É a única ,e a grande razão
S.F
-----------------------------------------------------------------------------------------

Segunda – feira, 31 Dezembro 2007


Olho para o Blog de 2006, neste mesmo dia, e perpasso uma olhadela pelos DEZ DESEJOS, que então exprimi, para que se concretizassem em 2007.

Em jeito de balanço, vejamos o que foi feito,

Erradicou-se – ou fez-se alguma coisa para erradicar – ou mesmo atenuar – as bolsas de pobreza existentes em Ílhavo? Não, nada se fez.

E eu constato hoje que há ainda claras, insistentes, e preocupantes bolsas de pobreza na Terra. Ninguém parece aperceber-se disso. Por isso entendo que a decisão de dar a edição do Blog aos Vicentinos, foi bom. Muito significativa a recolha, e, com ela, a possibilidade de minorar verdadeiras chagas sociais, que só existem porque passamos a assobiar para o lado,incomodados.

Concretizou-se um Plano de Solidariedade para o Concelho? Não
Bem pelo contrário,
quando a Câmara foi chamada a intervir no caso dos A.T.L ‘s fê-lo de uma maneira desastrada, espumando inconsciência em tudo o que disse. Pesporreia, vileza e inoperância, foi só o que se viu. Se lá não estavam outros para responder à demanda, enquanto o homenzito escoiceava, teria sido o bom e o bonito.

Fortaleceram – se os Laços de Identidade Comuns? Não,
foram-se é cortando os fiapos que ainda existiam. Somos uma sociedade de indivíduos que já pouco têm algo em comum, senão o sermos incomumente desinteressados.A Terra (T.L.) de Ílhavo em desagregação social ultrapassou o limite de irreversivel,além do qual já só resta o abismo.

Demos passos significativos na construção de uma Politica Cultural? Não,
Clara e inequivocamente, não!
Só que-felizmente- parece já perdido o medo de dizer que estes últimos dez anos representam um tempo perdido, tantas eram as possibilidades para fazer o certo. Não!...fez-se o balofo, o desproporcionado e até o inconcebível. O que aí vem é cultura comprada ao pacote.Vem aí um pacote de valores falsificados ,vendidos como mercadoria sã.

Pôs-se fim à auto-promoção, populista e chocarreira, do eleito? Não!

Bem pelo contrário, nunca essa politica esteve tão activa, como nunca esteve tão trauliteira. De tal modo que andam para aí uns tantos a tremer de medo.

Definiram-se Obras Estruturantes que desenhassem o Futuro? Não!

Bem pelo contrário o que se fez foi coisa avulsa, sem sentido ou ajustamento à realidade. E se tal não bastasse, ainda se utilizaram dinheiros que nem tínhamos, a fazer filhos em mulheres alheias.(Biblioteca).

Deu-se apoio à Escola Pública? Não?

O espaço circundante das Escolas está porco, sem iluminação, inseguro. O diálogo escola – autarquia foi, ao que dizem, inexistente, um diálogo de surdos. Uma ou outra boutade não chegaram para fazer entender como é que a Autarquia vê a realidade da comunidade Escolar. «Ela» pensa que não tem nada a ver com isso.

Desenvolveu-se qualquer tipo acção para dinamizar a riqueza da oferta turística? Não!..
Ou quase nada, de consecutivo; coisas desgarradas em que o poder local se colou ao que os outros faziam, mas não construindo nada de sólido, com resultados continuados. Contudo não foi por não se gastar uma pipa de massa. Não!....Gastou-se à tripa forra; andam agora a espernear, para esclarecerem para onde foi tamanha verba, pois não se acredita que tenha ido só parar para essas acções, tão fracas e desinteressantes foram, na generalidade.Salvo uma ou outra. Coisa pouca.

Criaram-se ou chamaram-se, empresas, centros de saber,incitando-os ao apport de novas tecnologias? Não!...
Nada se fez

Rigorosamente nada. E tantas são as possibilidades que, se houvesse ambição, e ou ideias, associadas á nossa posição geográfica, privilegiada, poderíamos muito bem aspirar a ter futuro.Os ílhavos são cada vez mais emigrantes. Aqui o futuro já foi. Já não será.

Deixou-se a arrogância, a falta de educação, o desrespeito, a cupidez, a parvoíce diletante e demagoga, substituindo-as por bom trato, discrição, civilidade, urbanidade e respeito? Não!...
Nem pouco mais ou menos.
Quando muito encaixotaram-se os tiques e levaram-se, para exibição e gala, em Lisboa. Valha-nos ao menos tal libertação. Os lisboetas, esses, estão habituados aos dislates.Não vão estranhar.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Posto isto:


Mas nada de maior haverá para assinalar, em 2007?... Nada que tenha vindo a aumentar, haverá a realçar? SIM!!!há...A divida da Autarquia!!!
No ano passado era de Dez -10 Milhões –, este ano assumiram-se Vinte e Quatro -24! Milhões, e agora fala-se – e parece que é completamente verdade – que, afinal, já devemos (?), QUARENTA E CINCO MILHÕES DE EUROS.

Aqui sim!...aqui crescemos. Somos mesmo citados como um dos maiores caloteiros da Praça


Em 2007 uns já começaram a fugir; os que forem atrás -ao menos! - Que fechem as portas.


Aladino.

Sem comentários:

  67.   Poemas de Abril Abril: síntese inalcançável Já não há palavras  Que floresçam Abril,  Nem já há lágrima...